Uma usina solar é uma forma de se obter energia limpa. A configuração mais comum é constituída de espelhos móveis espalhados por uma área plana, os quais projetam a luz solar refletida para um mesmo ponto situado no alto de uma torre. Nesse sentido, considere a representação simplificada dessa usina por um único espelho plano E e uma torre, conforme mostrado na figura abaixo. Com relação a essa figura, considere: • A altura da torre é de 100 m; • A distância percorrida pela luz do espelho até o topo da torre é de 200 m; • A luz do sol incide verticalmente sobre a área plana; • As dimensões do espelho E devem ser desprezadas. Nessa situação, conclui-se que o ângulo de incidência de um feixe de luz solar sobre o espelho E é de A) 90º. B) 60º. C) 45º. D) 30º. E) 0º.
Soluções para a tarefa
Resposta:
D-30°
Explicação:
Triângulo de catetos 1 e raiz de 3, a hipotenusa é 2.
Seno de 30° : 1/2
O ângulo de incidência de um feixe de luz solar sobre o espelho é de 30º, sendo a letra "D" a alternativa correta.
Nesta atividade é apresentado um espelho que é utilizado para fazer com que a luz do sol incidida verticalmente sobre a área plana. Pergunta-se qual o ângulo de incidência de um feixe de luz solar.
Como encontrar o ângulo de incidência?
Primeiro, devemos organizar os dados que a questão nos fornece. Nota-se que a figura forma um triangulo retângulo no qual a hipotenusa é a distância percorrida pela luz do espelho até o topo da torre é de 200 m e altura da torre é de 100 m é o cateto posto. Temos:
- H = 200m;
- CO = 100m;
- CA = ?.
O teorema de Pitágoras nos diz que o seno de um ângulo, no triangulo retângulo é igual a razão do cateto oposto por sua hipotenusa. Temos:
senα = 100m/200m
senα = 1/2
Como 1/2 é um ângulo notável, temos que o ângulo e incidência vale a 30°.
Aprenda mais sobre ângulos de incidência aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/37806800