Matemática, perguntado por equinococose, 1 ano atrás

uma urna tem duas bolas vermelhas e três brancas; outra urna tem uma bola vermelha e outra branca. uma das urnas escolhido ao acaso e dela é escolhida, ao acaso, uma bola. a probabilidade de que a bola seja vermelha é;

Soluções para a tarefa

Respondido por 1teteus1
15

Resposta: 9/10


Explicação passo-a-passo:

2/5 ou 1/2 = 2/5 + 1/2 = 4 /10 + 5/10 = 9 /10


Respondido por surfleexy
2

Resposta:

Olá!!

Explicação passo-a-passo:

primeiramente, é interessante ressaltar os dados da questão e seguir alguns passos, faremos o seguinte:

•a primeira urna citada chamarei de A, a segunda, de B.

•a questão deseja saber a probabilidade da bola ser vermelha, então, calcularemos a probabilidade de ser vermelha em A e B e somaremos o resultado de cada uma.

•a questão quer saber uma das urnas ao acaso, então a primeira coisa a se fazer é multiplicar a possibilidade de ser ou uma ou outra em ambas. com isso temos:

Urna A: a probabilidade de ser escolhida ao acaso é 1/2, pois ou será a urna A, ou será a B, em outras palavras, uma chance em 2.

e sabemos também que a probabilidade se dá por casos favoráveis/espaço amostral(todos os casos), com isso, sabemos que temos 2 vermelhas(casos favoráveis) e ao todo temos 5 bolas(casos totais), como são eventos independentes, teremos a multiplicação deles:

prob da urna A: 1/2 . 2/5 = 1/5

Urna B: o caminho a ser trilhado é o mesmo, a chance da urna B ser selecionada ao acaso também será de 1/2, e neste caso, temos 1 bola vermelha de 2 bolas ao todo, portanto, 1/2 também. pelo princípio multiplicativo:

prob urna B: 1/2 . 1/2 = 1/4

a questão deseja saber a probabilidade de ser vermelha a bola da urna, como sabemos a probabilidade de cada uma destas, basta usar o princípio aditivo e somar as probabilidades, pois teremos prob de 1/5 em A OU 1/4 em B, portanto:

1/5+1/4= 9/20.

espero ter ajudado!!! bons estudos.

Perguntas interessantes