Uma unidade básica de Saúde observa que uma alta prevalência de desnutrição nas crianças atendidas pela unidade e decide realizar uma campanha para a alimentação infantil. A Secretária de Saúde do Município acha a campanha interessante e deseja aplicar para o município e para as cidades vizinhas. E questiona se a desnutrição infantil também é uma realidade do Município e das cidades vizinhas.
Redija um texto dissertativo de como a equipe da Unidade Básica poderia responder a indagação da Secretária da Saúde e descobrir se a desnutrição infantil afeta todo o município e as cidades vizinhas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Atividade Discursiva
Redija um texto dissertativo de como a equipe da Unidade Básica poderia responder a indagação da Secretária da Saúde e descobrir se a desnutrição infantil afeta todo o município e as cidades vizinhas.
Resposta
A elaboração de fluxos e procedimentos para o acolhimento adequado às demandas espontâneas e aos casos identificados por busca ativa, no âmbito da atenção básica e em articulação com os demais pontos de atenção, que contemplem a identificação das causas, avaliação e classificação do risco, estabelecimento de Projetos Nutricionais e de Políticas Sociais, é fundamental para o cuidado integral e resolutivo dessa população vulnerável.
Estabelecer a frequência alimentar para saber se a ingesta de frutas, legumes e vegetais estão de acordos com o recomendado pelo Guia alimentar para crianças brasileira.
Além disso, outras ações já comprovadas e fundamentais para prevenção e controle da desnutrição, apoiadas pela CGAN/MS e que podem ser implantadas e incorporadas aos fluxos e procedimentos estabelecidos para a atenção às crianças desnutridas em seu município, incluem:
A promoção ao aleitamento materno exclusivo até os 6 meses e da alimentação complementar saudável, com continuidade do aleitamento materno até os 2 anos, fortalecida pela Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil;
A prevenção de deficiências nutricionais específicas, com a Suplementação de Ferro e Ácido Fólico e Vitamina A;
O acompanhamento do estado nutricional de crianças menores de cinco anos, com a utilização do SISVAN, com especial atenção às crianças pertencentes a famílias beneficiárias do Programa.
Explicação: