Uma tradicional marca de roupas brasileira, com fabricação própria, estava sofrendo com a concorrência de produtos chineses. Com a pressão por resultados, os sócios demitiram o diretor de operações e contrataram um novo diretor, conhecido no mercado pela sua agressividade na busca por resultados. Ao assumir a gestão, o novo diretor imediatamente identificou que os salários na cidade em que a fábrica estava instalada eram em média 35% mais altos do que na região norte do País; então, começou a defender junto aos sócios a ideia de que a fábrica deveria ser instalada em outra cidade. Como a empresa havia nascido na cidade atual e tinha mais de 70 anos, foi uma decisão difícil, mas a pressão por resultados fez os sócios aceitarem a sugestão. O fechamento da fábrica foi dramático para a cidade, que tinha nela o seu principal empregador. Além disso, os custos para instalação na nova cidade foram grandes, e percebeu-se que a sede administrativa também deveria mudar para ficar mais próxima a fábrica. Nesse ponto, os sócios não aceitaram. Depois de 4 anos da mudança, sem os resultados esperados, a empresa entrou em grave crise e uma consultoria de gestão foi contratada para avaliar um cenário de médio prazo. Você foi o consultor que ficou responsável por essa demanda. Para elaboração do seu relatório preliminar, você deve diagnosticar: 1. Quais stakeholders foram impactos e como a ausência de uma estrutura de governança teve responsabilidade nisso? 2. Como a existência de uma estrutura de governança teria contribuído para resultados diferentes?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. No caso apresentado, vários stakeholders foram impactos, primeiramente os sócios, que, em um momento de pressão, tomaram uma decisão que se mostrou equivocada. Além disso, os empregados que foram desligados da fábrica e toda a comunidade local que sofreu com a saída de vagas de emprego da cidade. A ausência da estrutura de governança foi responsável pela tomada de uma decisão tão séria, sem o devido tempo e criticidade de análise. 2. A existência de uma estrutura de governança possivelmente contribuiria para que outros pontos de vista fossem analisados; o Conselho de Administração estudaria os impactos em todos os stakeholders, e diferentemente de um diretor que estava mais preocupado em mostrar resultados imediatos, uma estrutura de governança focaria na sustentabilidade do negócio no longo prazo, respeitando a cultura e os valores da organização, o que provavelmente faria com que a empresa mantivesse sua fábrica na cidade natal, buscando novas alternativas para alcançar seus resultados.
Explicação:
Resposta:
1 - Vários stakeholders foram impactados, primeiramente os sócios, que, em um momento de pressão, tomaram uma decisão que se mostrou equivocada. Além disso, os empregados que foram desligados da fábrica e toda a comunidade local que sofreu com a saída de vagas de emprego da cidade. A ausência da estrutura de governança foi responsável pela tomada de uma decisão tão séria, sem o devido tempo e criticidade de análise.
2 - Possivelmente, a existência de uma estrutura de governança contribuiria para que outros pontos de vista fossem analisados; o Conselho de Administração estudaria os impactos em todos os stakeholders, e diferentemente de um diretor que estava mais preocupado em mostrar resultados imediatos, uma estrutura de governança focaria na sustentabilidade do negócio no longo prazo, respeitando a cultura e os valores da organização, o que provavelmente faria com que a empresa mantivesse sua fábrica na cidade natal, buscando novas alternativas para alcançar seus resultados.