Uma trabalhadora de 35 anos de idade realiza a atividade de passar 20 caixas leves de biscoitos por minuto de uma esteira a outra esteira muito próxima, não precisando dar nenhum passo, apenas a movimentação do quadril e dos membros superiores, durante uma jornada de trabalho de 8 horas. Depois de dois anos, a trabalhadora teve lesão osteomuscular gravíssima no quadril e precisou aposentar-se por invalidez. Considerando esse relato, assinale as assertivas quanto à veracidade – V para VERDADEIRO, ou F para FALSO:
Soluções para a tarefa
Resposta:
I O projeto realizado, colocando uma profissional para ser a ligação de uma esteira a outra, está correto e atende às ações de projeto de ergonomia.
II Projetar processos de transporte contínuo, evitando pontos de descontinuidade, nesse caso, foi determinante para o adoecimento.
III Uma avaliação ergonômica na movimentação de carga, buscando os riscos à saúde, poderia identificar e propor melhorias no local.
IV É culpa da trabalhadora, uma vez que ela queria se aposentar precocemente.
As assertivas I, II, III e IV são, RESPECTIVAMENTE:
F, V, V, F.
Explicação:
A mesma não tem culpa, isso correu pela falta de uma avalição ergonômica na movimentação de carga, buscando os riscos à saúde, poderia identificar e propor melhorias no local, no qual processos de transporte contínuo, evitando pontos de descontinuidade, nesse caso, foi determinante para o adoecimento.
Considerando o relato da trabalhadora e após assinar as assertivas quanto à veracidade temos a seguinte ordem: F, V, V , F.
Erros que levaram a trabalhadora à lesão osteomuscular
Vamos analisar a assertivas apresentadas, de modo que possamos avaliar erros que levaram a trabalhadora do relato apresentado à lesão osteomuscular gravíssima no quadril, segue:
- I. "O projeto realizado, colocando uma profissional para ser a ligação de uma esteira a outra, está correto e atende às ações de projeto de ergonomia" => Falso, o projeto está errado e não atende ao projeto de ergonomia.
- II. " Projetar processos de transporte contínuo, evitando pontos de descontinuidade, nesse caso, foi determinante para o adoecimento" => Verdadeiro, a ausência de pontos de descontinuidade é um dos erros cometidos.
- III. "Uma avaliação ergonômica na movimentação de carga, buscando os riscos à saúde, poderia identificar e propor melhorias no local". => Verdadeiro, nesse caso a avaliação ergonômica seria um importante instrumento preventivo.
- IV. "É culpa da trabalhadora, uma vez que ela queria se aposentar precocemente". => Falso, não há que se falar em culpa da trabalhadora, mas culpa da ausência de uma avaliação ergonômica adequada para prevenir a situação.
Mais sobre ergonomia no trabalho: https://brainly.com.br/tarefa/20622450
Bons estudos!