Uma teoria de distribuição dos elétrons foi proposta por Linus Pauling, resultando num diagrama que apresenta sobre os níveis de energia propostos por Niels Bohr uma seqüência ordenada de distribuição segundo uma ordem crescente de energia dos elétrons.”
Utilizando o diagrama de Linus Pauling, apresente a distribuição eletrônica do átomo de cobre Cu. Em seguida, apresente também a distribuição do íon Cu2+
Soluções para a tarefa
A distribuição eletrônica em ordem energética do átomo de Cobre (Z = 29) é a seguinte:
29C.u = 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d9 4s2
Cu2+ = 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d9
A distribuição eletrônica refere-se ao modo em que os elétrons estão distribuídos nas camadas ou níveis de energia que ficam ao redor do núcleo do átomo.
Os elétrons não se distribuem de qualquer forma nessas camadas. Por exemplo, a primeira camada (K) suporta no máximo 2 elétrons, e a camada de valência pode possuir no máximo 8 elétrons.
Quando temos um íon, no caso quando o átomo de C.u perde 2 elétrons, Cu2+, devemos portanto retirar 2 elétrons da última camada e não do subnível mais energético.
Para facilitar a distribuição dos elétrons dos átomos nas camadas eletrônicas, Linus Pauling criou uma representação gráfica que facilitou a visualização da ordem crescente de energia e a realização da distribuição eletrônica, que é denominada Diagrama de Pauling.