Química, perguntado por AnaLuicianogueira07, 4 meses atrás


Uma tempestade de areia fora de época, início de setembro, atingiu o Líbano e a Síria, cobrindo as respectivas capitais Beirute e Damasco com um manto de poeira amarela, o que causou a morte de duas pessoas, além de levar centenas ao hospital com dificuldades respiratórias. A areia é uma mistura de partículas de rochas desagregadas, um mineral finamente dividido, contendo, principalmente, sílica, dióxido de silício, SiO2, com 0,063mm a 2,0mm de diâmetro e dureza 7 na escala de Mohs. As areias amarelo-escuro encontradas em grande extensão na Europa Meridional contêm impurezas de compostos de ferro em fragmentos de quartzo. A areia é utilizada conforme o tamanho do grão. A inalação de areia por exposição frequente causa a silicose, doença pulmonar progressiva caracterizada pela redução da capacidade respiratória e da elasticidade do órgão decorrente da formação de tecidos cicatrizantes fibrosados. A enfermidade não tem tratamento específico e requer cuidados médicos.
Considerando-se as informações do texto e da tabela, é correto afirmar:
A) O dióxido de silício é separado de outros componentes da areia por peneiramento.
B) As areias são levadas pelo vento porque, sob a forma de material particulado, possuem menor densidade.
C) O organismo se encarrega, com o passar do tempo, da eliminação de sílica dos pulmões através da dissolução em vapor de água, durante a respiração.
D) A inalação de poeira amarela, durante a tempestade, é contida pelo uso de máscaras, cujos poros possuem diâmetro de 0,20mm a 0,60mm.
E) As partículas de dióxido de silício de massa e tamanho menores requerem a mesma quantidade de energia, durante a fusão, comparadas à de partículas​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por miguelperdeua
0

caramba mano até eu ler isso já e amanhã

Perguntas interessantes