Uma substância que possui Ph 6,7 é considerada meio ácida, e uma substância com Ph 9,6 e outra com Ph 11,0 são consideradas: *
a) neutra
b) meio ácido
c) básica
d) meio básica
e) ácida também
Soluções para a tarefa
Resposta:
ácida também
Explicação:
eu acho espero ter ajudado
Resposta:
A escala de valores de pH (potencial hidrogeniônico) é assim definida:
- pH ácido: quando o valor é menor do que 7 (pH < 7) → 0 a 6,9
- pH neutro: quando o valor é igual a 7 (pH = 7) → 7
- pH básico: quando o valor é maior do que 7 (pH > 7) → 7,1 a 14
As substâncias ácidas têm pH menor que 7,0, as substâncias básicas têm pH maior que 7,0 e as substâncias neutras têm pH igual a 7,0.
Eis as respostas solicitadas pela Tarefa:
- A substância que possui pH = 6,7 (6,7 < 7,0) é considerada uma substância ácida, fracamente ácida ou levemente ácida (meio ácida).
- As substâncias que possuem pH = 9,6 (9,6 > 7,0) e pH = 11,0 (11,0 > 7,0) são consideradas substâncias básicas.
A alternativa C é a alternativa correta.
Por favor, acompanhar a Explicação e o anexo.
Explicação:
O pH corresponde ao potencial hidrogeniônico de uma solução, sendo o seu valor determinado pela concentração dos íons hidrogênio (H⁺). O pH mede o grau de acidez, de neutralidade ou de alcalinidade (ou basicidade) de uma determinada solução química.
O pOH corresponde ao potencial hidroxiliônico de uma solução, sendo o seu valor determinado pela concentração dos íons hidróxido (OH⁻). O pOH mede o grau de acidez, de neutralidade ou de alcalinidade (ou basicidade) de uma determinada solução química.
Embora possua a mesma função do que a do pH, a escala pOH é menos utilizada.
A escala de medida do pH varia de 0 a 14. O valor de pH = 7 representa uma solução neutra (como a água pura, por exemplo). O valor de pH < 7 confere valor ácido à solução (nas soluções ácidas, o pH é menor do que 7). Por sua vez, o valor de pH > 7 representa valor básico à solução (nas soluções básicas, o pH é maior do que 7):
- Exemplos de soluções ácidas: suco gástrico (pH = 2,0), suco de limão (pH = 2,2), vinagre (solução de ácido acético, com pH = 3,0), café (pH = 5,0) e leite de vaca (pH = 6,4, muito próximo de 7,0, mas ainda ácido).
- Exemplos de soluções básicas: sangue humano (pH = 7,35), água do mar (pH = 7,4), bicarbonato de sódio (pH = 8,4), leite de magnésia (pH = 10,5) e alvejante de roupas (pH = 12,5).
Para calcularmos os valores de pH e de pOH, utilizamos as seguintes expressões logarítmicas, levando-se em consideração as concentrações de íons H⁺ e de íons OH⁻:
Onde:
- pH: potencial hidrogeniônico
- pOH: potencial hidroxiliônico
- [H⁺]: concentração de íons hidrogênio
- [OH⁻]: concentração de íons hidróxido
- log: logaritmo decimal
Finalmente, podemos correlacionar os valores de pH e de pOH em uma única expressão:
Resumidamente:
- o pH mede a concentração de íons hidrogênio ([H⁺]);
- os valores de pH, classificados em pH ácido, quando forem menores do que 7 (pH < 7), em pH neutro, quando forem iguais a 7 (pH = 7), e em pH básico, quando forem maiores do que 7 (pH > 7).
Analisando-se as substâncias, cujos valores de pH foram apresentados na Tarefa, temos:
- A substância que possui pH = 6,7 (6,7 < 7,0) é considerada uma substância ácida, fracamente ácida ou levemente ácida (meio ácida).
- As substâncias que possuem pH = 9,6 (9,6 > 7,0) e pH = 11,0 (11,0 > 7,0) são consideradas substâncias básicas.
A alternativa C é a alternativa correta.