Uma solução A tem 50% de ácido, e uma solução B,80%. Quanto deve ser misturado de cada solução para formar 100ml de uma solução de ácido a 68%.
Soluções para a tarefa
Olá epcar, para resolver esse problema de misturas, vamos ver o que é um problema de misturas:
Os problemas de mistura são uma aplicação típica da programação linear inteira mista. Eles envolvem a mistura de vários recursos ou materiais para criar um ou mais produtos correspondentes a uma solicitação.
Esses problemas têm a ver principalmente com a mistura de dois cafés ou duas soluções químicas.
Problema:
Uma solução A tem 50% de ácido, e uma solução B,80%. Quanto deve ser misturado de cada solução para formar 100ml de uma solução de ácido a 68%.
Para resolver este problema vamos representar este problema com uma equação que representa a formação da solução final "C".
Se misturarmos a solução "A" com "B" devemos obter um volume da solução "C" igual a 100 ml, ou seja, a soma do volume da solução "A" mais "B" deve ser igual à solução "C".
Se a soma da solução "A" e "B" for igual à solução "C", então a multiplicação pela porcentagem de concentração de cada solução deve ser a mesma resposta, então a equação mudará para:
- Como não sabemos o volume da solução "A" ou "B", podemos dizer que a solução "A" é igual à equação:
Agora esta equação pode ser substituída para obter uma expressão muito simples.
Agora se simplificarmos a equação do primeiro grau apenas para encontrar o valor do volume da solução "B" obteremos:
- Agora despejando o volume da solução 2 ou solução "B" seu valor será obtido, este valor é:
Agora, encontrando o volume da solução "A":
Devemos misturar 60 mililitros de solução "B" com concentração de 80% e 40 mililitros de solução "A" com concentração de 50% para obter uma solução "C" de 100 mL com concentração de 68%.
Mais em:
- https://brainly.com.br/tarefa/46893629
Dúvidas? Comente =D