Uma rotina voltada para a formação do grupo deve contemplar um espaço diário para conversas. É muito comum, em classes de EJA, que os alunos iniciem conversas sobre os mais diferentes temas. Não podemos esquecer que a escola é, para estes homens e mulheres, também um espaço de sociabilidade.
Além disso, se falamos de jovens e adultos, falamos de pessoas com opiniões acerca dos mais diferentes assuntos e que, por essa razão, têm muito o que dizer, especialmente a respeito do mundo social.
Estamos falando das rodas de conversa! Muitos são os temas e propostas que o(a) professor(a) pode trazer para iniciar as rodas de conversa. Para que elas possam se configurar em momentos significativos, destaque algumas sugestões elencadas pelos autores do texto:
Soluções para a tarefa
Eu Coloquei assim, só não sei se estar certo.
O espaço diário de conversa é o lugar da construção de afinidades e de uma intimidade. Aos poucos, cada um vai conhecendo melhor o jeito de pensar do outro, quais sao seus valores, como se expressa, as marcas da sua fala. Os mais velhos certamente têm muito o que dizer pelo próprio tempo vivido. Os mais jovens podem espor as questões que os ocupam, as expectativas que têm, as esperanças que os movem, os temores que sentem.
- Momento em que os alunos emitem suas opiniões sobre um determinado tema, trazido por eles mesmos ou pelo professor.
- Momento em que decidem os rumos de um projeto, um estudo, uma visita a algum lugar significativo da cidade.
- Momento em que apreciam uma imagem, uma história.
- Momento em que analisam uma notícia, um acontecimento na comunidade local ou no mundo, uma nova informação.
- Momento em que dão notícias acerca de sua própria vida dentro e fora da escola.
- Momento em que avaliam seu percurso no caminho do conhecimento e do crescimento pessoal e coletivo.
- Momento em que comentam as notícias do rádio, do jornal ou da televisão.