Uma roda gigante de raio 8,0 m completa uma volta a a cada 10 s. Uma pessoa entra em uma cabine carregando uma pedrinha na mão. Quando a cabine atinge o topo da roda gigante, à uma altura aproximada de um diâmetro acima do chão, a pessoa solta a pedrinha. Em qual posição (valor) a pedra atinge o chão, medida em relação ao ponto no chão que está exatamente abaixo do ponto do qual a pedrinha foi liberada? Despreze os efeitos da resistência do ar e use g = 9,81 m/s2.
Escolha uma opção:
a. 22 m
b. 1,0 m
c. todas as outras alternativas estão erradas
d. 16 m
e. não é possível calcular com as informações do enunciado
f. zero
g. 8,2 m
h. 9,1 m
Soluções para a tarefa
⠀
⠀⠀☞ Tendo decomposto o movimento da pedrinha e encontrado o tempo que ela leva para se chocar com o chão concluímos que ela percorreu uma distância de aproximadamente 9,1 metros, o que nos leva à opção h. ✅
⠀
⠀
⠀⠀ Sabemos que a roda gigante completa um ciclo a cada 10 segundos. Considerando a distância do centro da roda gigante até a cabine temos que 8 metros. Lembrando que a equação para o perímetro de um círculo é da forma P = 2 × π × r então temos que a cabine percorre 2 × 3,14 × 8 = 50,24 metros em 10 segundos, o que nos dá uma velocidade média para a cabine de 50,24 / 10 = 5,024 [m/s].
⠀
⠀⠀No alto da cabine, quando a pedra é solta, temos que por uma decomposição vetorial do seu movimento ela terá uma velocidade constante no eixo horizontal (5,024 m/s) e uma aceleração constante no eixo vertical (9,81 m/s², a aceleração da gravidade). Com isso podemos calcular o tempo que a pedrinha irá demorar para chegar até o chão analisando seu movimento vertical através da função horária da posição (também chamada de fórmula do Sorvetão):
⠀
⠀
sendo a posição inicial do objeto [m];
sendo a velocidade inicial do objeto [m/s];
sendo o instante analisado [s];
sendo a aceleração do objeto [m/s²]
⠀
⠀⠀Lembrando que o topo da roda gigante está a 16 metros de altura (duas vezes o raio) então temos:
⠀
⠀
⠀
⠀
⠀
⠀
⠀⠀Como estamos interessados em um valor positivo de tempo então assumiremos somente a solução positiva desta raiz:
⠀
⠀
⠀⠀Tendo encontrado o tempo que leva para a pedrinha atingir o solo podemos agora encontrar o deslocamento horizontal que ela teve nesse período através da mesma fórmula do sorvetão:
⠀
⠀
⠀
⠀
✅
⠀
⠀
⠀
⠀
⠀⠀☀️ Leia mais sobre decomposição de movimento:
⠀
✈ https://brainly.com.br/tarefa/38014202
✈ https://brainly.com.br/tarefa/38356771
✍
⠀
⠀
⠀
⠀
☁
⠀⠀⠀⠀☕
⠀
() ☄
✍
❄☃ ☘☀
⠀
⠀
⠀
⠀
Ao escolher uma resposta como a melhor resposta (ícone coroa ♕) você recupera 25% dos pontos ofertados de volta ($.$) e também ajuda outros usuários a economizarem tempo ⌛ indo direto para a resposta que você acha mais os ajudará ☺✌.