Uma revolução pode ser definida como uma grande mudança, em que a antiga maneira de agir, pensar ou fazer as coisas é substituída por uma nova. Desse modo a revolução industrial foi a substituição das ferramentas manuais por máquinas, da energia humana pela energia do vapor e da produção doméstica pela fabril. Porém, a Revolução Industrial foi mais do que isso. Esse termo designa as profundas transformações econômicas e sociais provocadas pela mecanização da produção. De que maneira é possível aproximar essa conjuntura com o processo de crise do sistema colonial do Brasil, inclusive no viés político daquele período?
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Olá!!
Bom, a Crise do Sistema Colonial estava para acontecer por causa do Movimento Iluminista que surgiu na Europa em que sua principal finalidade era o fim do absolutismo monárquico e também pregava a nova classe social que era a burguesia que queria fazer o comércio livre com outras nações.
Antigamente as metrópoles exploravam todos os recursos das colônias, mas com o surgimento da Revolução Industrial a Inglaterra queria o fim das mesmas e no lugar ter uma relação onde uma fornecia matéria prima barata e o outro lado os produtos e serviços. O fim mesmo foi quando D.João liberou o decreto do fim do Pacto Colonial e abriu o porto para as nações amigas.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás