Pedagogia, perguntado por ramosrs, 1 ano atrás

uma reflexão sobre a surdez e suas causas?

Soluções para a tarefa

Respondido por playerone302
4

Resposta:

A função auditiva é não somente importante como bastante complexa; o ouvido funciona como uma ponte entre o mundo exterior e o sistema nervoso, adaptando informações vibratórias e transmitindo sinais temporais. As modificações na função auditiva alteram consideravelmente a percepção do meio e toda a construção psicofisiológica do mundo pela criança, na medida em que a linguagem e o pensamento verbal são alterados e tornam-se irrelevantes na construção de sua personalidade e na sua integração social (Lafon, 1989).

Gregory (1995) afirma que sem a audição o indivíduo perde a mais vital das estimulações, isto é, o som da voz que traz a linguagem e o pensamento ativo. A vida da criança surda é empobrecida de sons comuns à criança ouvinte, tais como a música, o canto dos pássaros ou a buzina de um carro.

Respondido por jessicamlimalopes
0

Resposta:

Nesse sentido, uma melhor definição para deficiência auditiva ou surdez, do  ponto de vista clínico é a perda total ou parcial da capacidade de ouvir e perceber os  sons. Porém, do ponto de vista pedagógico, Santiago (2006) alega que o surdo “é  uma pessoa diferente linguisticamente, e que por esta razão, necessita de uma  intervenção que considere tal diferença como fundamental nos processos de  aprendizagem”. Ou seja, a surdez não é considerada uma deficiência, mas uma  diferença linguística que deve ser aceita e respeitada dentro da sala de aula.

I. Pré-natais– PROVOCADA DURANTE A GESTAÇÃO POR FATORES GENÉTICOS E HEREDITÁRIOS, DOENÇAS ADQUIRIDAS PELA MÃE DURANTE A GESTAÇÃO (RUBÉOLA, DIABETES, SÍFILIS, ETC.) OU USO DE DROGAS OTOTÓXICAS (MEDICAMENTOS QUE AFETAM A AUDIÇÃO);  

II. Peri-natais– ADQUIRIDAS NO MOMENTO DO NASCIMENTO, COMO A PREMATURIDADE, ANÓXIA (FALTA DE OXIGENAÇÃO NO CÉREBRO), HIPÓXIA (POUCA OXIGENAÇÃO NO CÉREBRO) OU PARTO TRAUMÁTICO (PARTO RÁPIDO DEMAIS OU MUITO DEMORADO);  

III. Pós-natais– CAUSADA POR ALGUMA DOENÇA ADQUIRIDA AO LONGO DA VIDA, POR EXEMPLO, MENINGITE, CAXUMBA, SARAMPO, INFECÇÕES, ENTRE OUTRAS.

Perguntas interessantes