uma redação sobre o meio ambiente em tempos de crise? me ajude por favor
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
A Hora do Planeta, que ocorre a partir das 20h30 (horário de Brasília) deste sábado (27), é um movimento global no qual, durante sessenta minutos, pessoas do mundo todo apagam as luzes como forma de chamar a atenção para a crise climática e suas consequências. É um ato simbólico de pedido de socorro para o planeta. Mas como tornar esse tema urgente em meio à pandemia da Covid-19, que já vitimou mais de 2,5 milhões de pessoas em um ano?
Para especialistas ouvidos pela CNN Brasil, o primeiro ponto é mostrar como as duas crises estão intimamente conectadas. Depois, envolver governos e ressaltar a questão econômica no debate. E, por fim, apontar soluções para um “futuro verde”.
Neste ano, a escuridão acontece pela segunda vez de forma digital por causa da Covid-19. O Festival Digital Hora do Planeta brasileiro contará com uma série de lives com Gilberto Gil, Fábio Porchat, Mauricio de Sousa, Ailton Krenak e o DJ Eric Marky Terena. A programação segue das 13h às 20h30, com transmissão ao vivo nas redes sociais do WWF-Brasil.
O movimento começou em 2007, na Austrália, e tem ganhado, a cada ano, mais adeptos. Em 2020, a edição ocorreu em mais de 190 países e territórios, levando a 3,1 bilhões de impressões nas redes sociais, segundo o WWF, sendo um dos assuntos mais comentados em 37 países.
“T0dos os grandes problemas estão relacionados. O coronavírus surgiu por um desequilíbrio da natureza. Os impactos ambientais têm uma ligação direta com a pandemia”, afirma Luís Fernando Guedes, diretor de conhecimento da ONG SOS Mata Atlântica. “Os dois são sintomas de que o modelo que a gente segue está com problemas. Falta d'água, pandemia e outros efeitos são resultado da destruição da natureza acima da sua capacidade de recuperação”, completa.
Não há estudos que comprovem a ligação direta entre aquecimento global e o novo coronavírus, mas a comunidade científica identifica a conexão entre as mudanças climáticas e a forma como os animais se relacionam uns com os outros e com os homens como um dos fatores primordiais na crise atual.
Foram 22 especialistas de todas as regiões do planeta discutindo como a pandemia surgiu. Entre os dados avaliados, concluíram que a maioria (70%) das doenças emergentes (ebola, zika, Nipah encefalite) e quase todas as conhecidas pandemias (Influenza, HIV/AIDS, Covid-19) são zoonoses causadas por micróbios de origem animal. Esses micróbios ‘transbordam’ por causa do contato entre a vida selvagem, os rebanhos e as pessoas.