Uma proposição equivalente, do ponto de vista lógico, da negação da proposição: "Solteiro sim, mas sozinho nunca." É: Solteiro não, mas sozinho sempre. Solteiro não, embora sozinho pelo menos uma vez. Casado sim, apesar de sozinho sempre. Solteiro não ou sozinho em, ao menos, uma ocasião. Solteiro não ou sozinho sempre.
Soluções para a tarefa
A proposição equivalente, na sua forma negativa, a "Solteiro sim, mas sozinho nunca" é "Solteiro não, mas sozinho sempre".
Equivalência Lógica
Na lógica, dizer que duas ou mais afirmações são equivalentes significa que elas possuem o mesmo sentido, valor lógico. Em muitos casos, a representação de equivalência lógica se dá como p ≡ q, sendo p e q proposições quaisquer.
Há duas formas que podem ser utilizadas para se identificar a equivalência lógica:
- Através dos valores finais da tabela-verdade de cada proposição, se forem iguais, elas serão equivalentes.
- Caso seja solicitado a equivalência das afirmações somente pelo enunciado, ou seja, sem apresentar nenhuma valoração (VERDADEIRO ou FALSO), as palavras devem ser analisadas, para que seja possível encontrar um mesmo sentido ou sentido oposto.
Explicação da resposta correta do exercício:
As palavras que devem ser julgadas como equivalentes são SIM e NUNCA, porém a equivalência deve ser analisada sendo uma negação, ou seja, a negação do "sim é "não", e do "nunca" é "sempre". Lembrando que, o que deve ser mudado em toda a sentença (Solteiro sim, mas sozinho nunca) é somente as palavras sim e nunca, para a negação, o restante fica igual.
Veja mais de equivalência lógica: https://brainly.com.br/tarefa/53887618
#SPJ1
Resposta:
Solteiro não ou sozinho em, ao menos, uma ocasião.
Explicação:
A negação de (p e q) resulta não p ou não q : ~( p ^ q) = ~p V ~q