Uma população de moscas-das-frutas possui um gene com dois alelos, A1 e A2. Testes revelaram que 70% dos gametas produzidos na população possuem o alelo A1. se a população estiver em equilíbrio de Hardy-Weinberg, qual a proporção de moscas que carrega os alelos A1 e A2?
Soluções para a tarefa
Esse exercício trata-se da equação do equilíbrio de Hardy - Weinberg, e para resolvermos essa atividade, precisamos nos lembrar de suas fórmulas, são elas :
- Onde :
p = Frequência do alelo dominante
q = Frequência do alelo recessivo
Sabendo dessas fórmulas podemos resolver a questão :
Ela nos diz que uma população de moscas das frutas possui um gene com 2 alelos, A1 e A2. Foram feitos testes, e foi revelado que 70% dos gametas produzidos na população possuem o alelo A1, dito isso, quer saber a proporção de moscas que carrega os 2 alelos (A1 e A2)
- E como descobrir a proporção de moscas que carregam os 2 alelos?
Simples, vamos começar aplicando o que a questão nos disse nas fórmulas, se ''p'' é a frequência do alelo dominante e o alelo A1 aparece em 70% dos gametas, isso significa que ''p'' vale 0,7 (70% = 0,7), agora vamos aplicar esse valor na primeira fórmula :
Portanto, descobrimos que o alelo A2 aparece em 30% dos gametas. Agora que descobrimos esse valor, vamos aplicar na segunda fórmula do equilíbrio de Hardy Weinberg, para descobrir a proporção de moscas que carregam os alelos A1 e A2
- Encontramos que :
0,49 = 49 %
0,42 = 42 %
0,09 = 9%
Portanto, a proporção de moscas que carregam os alelos A1 e A2 é de 42%
Para mais exercícios semelhantes, acesse :
https://brainly.com.br/tarefa/31293232
https://brainly.com.br/tarefa/27675689
Bons estudos e espero ter ajudado