Biologia, perguntado por jaquelinevilela99, 1 ano atrás

uma populaçao de bacterias foi colocado em meio de cultura saturado de determinado antibiotico a maioria das bacterias morreu no entanto algumas sobreviveram e dera origem a linhagens resistentes a esse antibiotico explique o processo segundo a teoria lamarckista de evoluçao e explique o precesso segundo a teoria darwinista de evoluçao

Soluções para a tarefa

Respondido por emanuelleote21
29
UNICAMP) "Os antepassados dos golfinhos tinham patas que, de tanto serem usadas para a natação, foram se transformando em nadadeiras".
a) A frase acima está de acordo com a teoria de Lamarck ou com a teoria de Darwin? Justifique, relacionando a teoria escolhida com a frase.
R: Teoria de Lamarck, que diz que as condições de uso e desuso estimulam o aparecimento ou a atrofia de órgãos muito ou pouco usados (meio induzindo modificações).

b) Por que a frase está em desacordo com a teoria não-escolhida?
R: A frase está em desacordo com a teoria proposta por Darwin porque, segundo ele, a variabilidade já deveria existir na população e o papel do meio seria apenas selecionar a forma mais bem adaptada.

(FUVEST) Uma população de bactérias foi colocada em um meio de cultura saturado de um determinado antibiótico. A maioria das bactérias morreu. No entanto, algumas sobreviveram e deram origem a linhagens resistentes a esse antibiótico.
a) Explique o processo segundo a teoria lamarckista de evolução.
R:Segundo Lamarck o antibiótico (meio) teria induzido o aparecimento de bactérias resistentes e essa característica adquirida (resistência ao antibiótico) seria transferida às bactérias descendentes.

b) Explique o processo segundo a teoria darwinista de evolução.
R: Segundo Darwin, devido à variabilidade, existiriam previamente bactérias mais resistentes e bactérias menos resistentes. A adição do antibiótico (papel do meio) apenas teria selecionado as formas mais resistentes, que teriam deixado um número maior de descendentes. O número de bactérias resistentes foi aumentando a cada geração, com a eliminação das bactérias menos resistentes.
Respondido por marigiorgiani
9

Segundo a teoria lamarckista, o antibiótico (meio) teria induzido o aparecimento de bactérias resistentes e essa característica adquirida (resistência ao antibiótico) seria transferida às bactérias descendentes.

Segundo a teoria da evolução de Darwin, o antibiótico (meio) matou as bactérias mais fracas, resistindo apenas as mais fortes. Assim, elas se reproduzem, dando origem a uma nova população de bactérias fortes que também resistirão ao antibiótico e continuarão repassando o gene da resistência para frente. Ou seja, pela teoria darwinista de evolução elas não tiveram seu gene modificado para se adequar à situação, mas a situação selecionou as mais adequadas para sobreviver naquele meio.

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/6324916

Anexos:
Perguntas interessantes