Uma planta medicinal utilizada para regular a glicemia é encontrada na região amazônica, sendo popularmente conhecida como pata-de-vaca.
A espécie que funciona como uma "insulina vegetal" possui entre seus compostas químicos um alcano, cuja fórmula contém 74 átomos de hidrogênio. Portanto, o número de átomos de Carbonos presente na cadeia carbônica é? Desenhe essa estrutura.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O número de carbono presente nesta cadeia carbônica é 36. A fórmula molecular deste alcano é C₃₆H₇₄. O desenho pode ser feito colocando todos os carbonos lado a lado e completando as ligações com o hidrogênio.
Explicação:
Olá Glaucia, a fórmula geral dos alcanos é CₙH₂ₙ₊₂. ( o número de átomos de hidrogênio é igual a duas vezes o numero de atomos de carbono + 2) Portanto se este alcano possui 74 átomos de hidrogênio logo vai ter:
2.n+2 = 74
2.n= 74-2
n= 72/2
n= 36 átomos de Carbono.
Existem 36 carbonos neste alcano e a sua Fórmula molecular é : C₃₆H₇₄
Os alcanos são hidrocarbonetos do tipo que faz apenas ligações covalentes simples com cadeia aberta, ou seja, são saturados e acíclicos.
Por possuir apenas carbono e hidrogênio e fazer somente ligação covalentes (estáveis) são insolúveis em água.
Ponto de fusão e ponto de ebulição: inferiores aos dos outros compostos orgânicos com massa molecular iguais e mudam dependendo do tamanho da cadeia.
Estado físico nas CNTP: até 4 carbonos são gasosos; com 5 a 17 carbonos, são líquidos; com 18 ou mais carbonos, sólidos.
A fórmula geral dos alcanos é: CnH2n+2, n sendo o número de carbonos.
Então, colocando na fórmula, se temos 74 hidrogênios, que são iguais a n +2, temos 72 átomos de carbono.
Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/28543683