Uma planta, a qual se remove um anel de floema, morre apos algum tempo, porque?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A prática conhecida como Anel de Malpighi consiste na retirada de um anel contendo alguns tecidos do caule ou dos ramos de uma angiosperma.
Para que a planta morra deve-se retirar o anel de Malpighi, que contém o floema (vaso responsável pelo transporte de seiva elaborada para a raiz). Sem alimento, as raízes e, consequentemente o vegetal, morrem.
Esse experimento consiste na retirada de um anel de casca de um ramo ou de um tronco de uma arvore.
A casca contém periderme, parênquima e floema, e descola-se exatamente na região do câmbio vascular, um tecido frágil e delicado, situado entre o floema, mais externo, e o xilema, que forma a madeira do ramo. A retirada do anel de Malpighi interrompe o floema e provoca o acúmulo de substâncias orgânicas acima do corte. Algumas semanas depois da operação, pode-se notar um inchaço na região imediatamente acima do corte.
A retirada de um anel de Malpighi do tronco de uma árvore acaba por matá-la, em virtude da falta de substâncias orgânicas para a nutrição das raízes. A retirada de um anel de casca do caule interrompe o fluxo de seiva elaborada das folhas para os órgãos consumidores.
Após remover um anel de floema a planta morre porque a seiva elaborada não pode ser transportada para os tecidos.
Entre os tecidos condutores de seiva nas árvores, tem-se o floema, que transporte seiva elaborada para as raízes e o xilema, que transporta seiva bruta das raízes para os tecidos. O xilema é o tecido mais interno, e o floema é o mais externo.
A seiva elaborada é o material orgânico que os tecidos clorofilados produziram a partir da fotossíntese e que contêm os açúcares e moléculas necessárias para as atividades metabólicas da planta.
Quando o anel externo da árvore é retirado, retira-se o floema e a raiz fica sem receber a seiva elaborada, causando a morte da árvore.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/36635908