Química, perguntado por maria11beatriz96, 11 meses atrás

Uma pessoa que consome alimentos irradiados, tem maiores chances de desenvolver câncer?

Soluções para a tarefa

Respondido por shirone
8

Introdução:

A irradiação de alimentos é muito utilizada em condimentos e especiarias, mas também é empregada em frutas, por exemplo.

Antes de responder à pergunta, vamos aprender um pouco mais a respeito desse método, tentando explicar os conceitos da maneira mais simples possível.

  • O que é a irradiação de alimentos?

Consiste em aplicar uma quantidade controlada de radiação ionizante nos alimentos (embalados ou a granel), pois esse método modifica o processo fisiológico dos tecidos vegetais, promovendo a conservação dos alimentos e mantendo uma aparência agradável deles.

  • O que é uma radiação ionizante?

Pode ser um feixe de elétrons, raios X ou raios gama.

É uma radiação com energia suficiente para ionizar (transformar em íons) partículas inicialmente neutras, por meio da remoção de elétrons.

  • É arriscado?

Pelo contrário, contanto que siga as diretrizes fornecidas pelo Ministério da Saúde, é um método seguro e eficiente de conservação, o qual elimina muitos dos patógenos que existem nos alimentos. Quando presentes, esses patógenos são capazes de adoecer os consumidores.

Além de melhorar a qualidade sanitária, esse procedimento aumenta a validade comercial (e durabilidade) dos alimentos.

  • Como ela diminui a contaminação?

Ela inibe o crescimento e a reprodução desses pequenos seres, pois atua nas moléculas de DNA e RNA. Ademais, pode destruir, por meio de oxidações, as estruturas lipoproteicas das membranas celulares desses microrganismos.

  • É mesmo necessário?

Precisamos levar em conta não só a necessidade de exportar alimentos, de produzir em grande escala para alimentar a população e de evitar desperdícios, mas também o aumento de pragas nas lavouras e da temperatura do planeta.

Dessa modo, nota-se que é uma solução bem adequada.

  • Faz mal?

Em 1981, declarou-se que alimentos com até 10,0 kGy (kilogray – unidade de medida da quantidade de radiação absorvida) são extremamente seguros.  

Podemos afirmar que nenhum resíduo de radioatividade ou efeito adverso é observando nos alimentos quando se empregam valores menores que 10,0 kGy.

==> O responsável por essa declaração foi um comitê formado por:

  1. Food and Agriculture Organization (FAO)
  2. Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA)
  3. Organização Mundial da Saúde (OMS)

  • De onde vem essa ideia de que alimentos irradiados possuem conexão com o câncer?

Essa hipótese vem do fato de que radiações ionizantes possuem relação com o câncer e o aumento do risco cancerígeno varia conforme o tempo de exposição, a dose de radiação, o local do corpo que recebeu radiação, a idade da pessoa que foi exposta e outros fatores.

Outra coisa que causa alarde é a presença termo "radiação" em tragédias reais e de ficção científica, como a explosão em Chernobyl (muito relacionada com erros humanos) ou o surgimento de alguns seres fictícios deformados ou terríveis como alguns zumbis e monstros.

  • Alimentos irradiados realmente possuem relação com o câncer?

Contanto que sejam respeitadas as recomendações anteriormente citadas, não há conexão em especial com o câncer, porque não haverá resquícios de radiação nesses alimentos.

  • E se eu tiver medo de consumir mesmo diante dessas informações?

É obrigatório que alimentos irradiados informem isso ao consumidor, por meio de um selo. Da mesma forma que você pode evitar um refrigerante ou uma alface, também pode escolher não comprar irradiados.

No entanto, alguns pesquisadores acreditam que, em um futuro não tão distante, técnicas como essa serão as únicas aplicáveis para conservar alimentos. Caso isso aconteça, não teremos escolha.

Resposta:

Com base nos conhecimentos adquiridos, podemos responder a essa questão.

  • Uma pessoa que consome alimentos irradiados possui maiores chances de desenvolver câncer?  

Contanto que sejam respeitadas as recomendações durante o processo de irradiação, não há aumento no risco de desenvolver câncer, porque não terá radiação ionizante no alimento que será consumido.

Espero ter ajudado. :)

Aprenda mais:

Veja algumas perguntas relacionadas que podem agregar em seu conhecimento.

  • Perecibilidade (classificação dos alimentos):

https://brainly.com.br/tarefa/25395050

  • A primeira macromolécula e o surgimento da vida:

https://brainly.com.br/tarefa/24962369

  • Existem objetos sem cor?

https://brainly.com.br/tarefa/25482036

Anexos:

joaovitornunesp4d76l: Ficou incrível, Shirone. ❤️
shirone: Muito obrigada! :*
Gaper: Demais!
shirone: Muito obrigada! :D
Perguntas interessantes