Uma pessoa portadora de hemofilia que tenha mãe e pai normais faz a seguinte pergunta a um médico:
Doutor, eu herdei esta característica do meu pai?
O médico responde:
Não, seguramente foi de sua mãe.
a) Identifique qual o sexo da pessoa
b) Justifique sua resposta
Soluções para a tarefa
Primeiramente, os pais podem ser normais e portadores da doença, pois ser portador não significa que a doença irá se manifestar. Uma das historias mais famosas sobre doenças geneticamente hereditária é o caso da hemofilia na realeza britânica (Rainha Victoria e Rei Albert).
Todos os corpos são compostos por 46 cromossomos, organizados em 23 pares. Os genes determinam muitas das nossas características.A hemofilia é uma alteração associada ao gênero, por isso o gene afetado encontra-se em um dos cromossomos sexuais.
Filhas de um homem com hemofilia SERÃO portadoras do gene.
Se um homem saudável tiver um filho com uma mulher portadora do gene da hemofilia:
No caso de nascer um rapaz, este poderá ter hemofilia ou não.
O pai irá contribuir com o cromossoma Y e a mãe com o cromossoma X. Se o cromossoma X da mãe for o cromossoma portador da anomalia, a criança terá hemofilia. Se o cromossoma da mãe for o cromossoma sem o gene da hemofilia o rapaz irá nascer saudável.
No caso de nascer uma menina, ela terá igualmente 50% de probabilidade de ser portadora do gene da hemofilia.
Ela irá receber sempre o cromossoma X do pai e irá receber outro cromossoma X da mãe. Se o cromossoma materno for o portador do gene da hemofilia, a rapariga será também portadora de hemofilia, se o cromossoma materno for saudável, a criança não será portadora de hemofilia.
Resposta:
Explicação:
Eu