Psicologia, perguntado por jeffersonmariutti, 5 meses atrás

Uma pessoa com esquizofrenia vive normal?
Um familiar foi diagnosticado com esquizofrenia/stress pós traumatico e depressão, porém ele sempre foi normal e agora parece outra pessoa. Tem 23 anos e só agora depois de varias crises, tomando desvenlafaxina e Aripiprazol e valproato de sódio ele está melhorando mas não quer interagir com ninguém, não quer sair de dentro de casa, não fala coisa com coisa porém ele sempre foi normal e muito inteligente, gostaria de saber como isso é possível e o que a pessoa sente pois nunca passei por isso e nunca imaginei que isso fosse acontecer na minha família. Quem puder dar dicas, conselhos aceito também. Obrigada

Soluções para a tarefa

Respondido por isadoramoujaber08
1

“Hoje, com tratamento adequado, o paciente esquizofrênico fica sob controle e pode levar uma vida relativamente normal, com convívio social e familiar”, diz. “A doença é complicada, difícil para pacientes e familiares, mas, se tratada corretamente, existe esperança.”

Dependendo de como é feito o tratamento, a pessoa com esquizofrenia pode ter uma vida normal e, inclusive, casar e ter filhos. "Se ela está fazendo o tratamento, está bem, está estável, tem total condição de ter uma vida normal. Trabalhar, constituir família. Não tem nenhuma contra-indicação em relação a isso.

Traumas psicológicos também podem ser fatores de risco para o desenvolvimento da patologia. “Muitas vezes, as vítimas de esquizofrenia foram expostas à violência, ao abuso sexual, à morte, ao divórcio ou a outros tipos de estresse na infância. Viver em uma família problemática é um fator de risco relacionado

As dicas abaixo ajudam no sentido de lidar com ela da melhor maneira possível:

Informe-se sobre a esquizofrenia.  

Tenha em mente os sintomas da doença.  

Intervenha antes que a crise esteja completa.  

Procure ajuda e informações com pessoas experientes no assunto.  

Apoie o paciente e se livre de qualquer preconceito.

Pacientes com esquizofrenia têm dificuldade de diferenciar a imaginação da realidade. Sofrem com alucinações e delírios, chegando a acreditar que estão sendo perseguidos e que alguém deseja prejudicá-los.

Perguntas interessantes