Uma pessoa cai e bate a cabeça fortemente ,qual o tipo mais adequado de exame para verificar possíveis lesões ? Justifique
Soluções para a tarefa
Resposta:
O cérebro é um órgão delicado e extremamente importante para o funcionamento do nosso organismo. Uma pancada na cabeça pode levar a uma lesão e deixar sequelas severas e até mesmo ocasionar o óbito. Mas, o que fazer caso aconteça um acidente que provoque um trauma nessa região?
Segundo o neurocirurgião da NeuroAnchieta, Dr. Marco Sainz, deve-se ter atenção aos sintomas após a batida. “Em casos graves pode haver desmaio, convulsão – perda de consciência associada a movimentos involuntários -, sangramento ou perda de líquido claro pelos ouvidos, dilatação de uma pupila e falta de resposta a estímulos. Nas situações mais leves, dor de cabeça, náuseas, vômitos, visão borrada, sonolência e desorientação. Nesses casos, a procura pelo serviço de pronto atendimento médico é adequada”, orienta.
Ainda de acordo com o especialista, na maioria das vezes os sinais aparecem rapidamente, ou seja, logo após a ocorrência da pancada. O tratamento e a observação podem levar de um a dois dias. “Porém, principalmente em pessoas idosas, pode haver demora de até algumas semanas no surgimento de sintomas mais severos”, alerta.
Para quem passa por um trauma na cabeça, o exame clínico foca primordialmente no estado de consciência e orientação, resposta do indivíduo à fala e a estímulos diversos. Além disso, realiza-se a avaliação de alteração neurológica. “O paciente é classificado como caso leve ou severo, o que serve para acompanhar a evolução e para recomendar exames radiológicos. Após a avaliação clínica, alguns pacientes passam por tomografia computadorizada do cérebro que pode apontar edemas ou hematomas cerebrais, fraturas da cabeça, corpos estranhos penetrantes e até presença de ar na região cerebral”, explica o médico.
Explicação: