Uma pessoa banhou-se em açude de água de chuva retida e parada há dias. Sentiu coceira/prurido local, após alguns dias surgiram lesões na pele e manifestações alérgicas. Após duas semanas apresentou febre. Anos depois desses episódios veio a apresentar um quadro de acometimento hepático. A biopsia de fígado mostrou a presença de lesões e ovos envolvidos em processos fibróticos. Esses ovos tinham ao microscópio, aspecto oval e com espículo voltado para a porção posterior. Analise o caso clínico e responda: a) Qual é o provável agente etiológico da patologia apresentada pelo paciente? Justifique sua resposta. b) Diferencie as formas infectantes de acordo com o hospedeiro que será infectado.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Olá!
a) Qual é o provável agente etiológico da patologia apresentada pelo paciente? Justifique sua resposta.
A esquistossomose é uma infecção, popularmente conhecida comobarriga dágua, e causada pelo parasita Schistosoma. Esta é a infecção mais provável de ter ocorrido na ocasião acima em decorrência de sabermos que esse parasita se aloja na veias do intestino e do fígado, causando obstrução nestas.
b) Diferencie as formas infectantes de acordo com o hospedeiro que será infectado.
Há por exemplo, os hospedeiros intermediários, como lesmas e caracóis, onde nestes, os ovos do parasita passam de larva para a forma cercária.
Perguntas interessantes
Geografia,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Ed. Técnica,
1 ano atrás
Ed. Técnica,
1 ano atrás