História, perguntado por larissapetisco, 1 ano atrás

Uma pesquisa sobre a ditadura (coisas sobre artistas da época, sobre a política na época, sobre os modos de vida daquela época)

Soluções para a tarefa

Respondido por KailanyBona
0
5 artistas censurados (mas são artistas mesmo assim):

*Caetano Veloso;
*Chico Buarque;
*Elis Regina;
*Gilberto Gil;
*Kid Abelha.

*
*
Política na época:

O Regime militar  foi o período da política brasileira em que militares conduziram o país. Essa época ficou marcada na história do Brasil através da prática de vários Atos Institucionais que colocavam em prática a censura, a perseguição política, a supressão de direitos constitucionais, a falta total de democracia e a repressão àqueles que eram contrários ao regime militar.

A Ditadura militar no Brasil teve seu início com o golpe militar de 31 de março de 1964, resultando no afastamento do Presidente da República, João Goulart, e tomando o poder o Marechal Castelo Branco. Este golpe de estado, caracterizado por personagens afinados como uma revolução instituiu no país uma ditadura militar, que durou até a eleição de Tancredo Neves em 1985. Os militares na época justificaram o golpe, sob a alegação de que havia uma ameaça comunista no país.

*
*

Modos de vida:

DRIBLE NA CENSURA

Jornais, revistas e emissoras de rádio e TV conviviam com censores nas redações. Alguns veículos driblaram as proibições de forma cifrada: foi o caso dos sonetos de Luís de Camões publicados pelo Estadão. Mas foram os jornais nanicos que melhor enganavam o regime, com destaque para O Pasquim e sua entrevista com a atriz Leila Diniz

CULTURA AMORDAÇADA

A censura se especializou em perseguir artistas e produtores culturais. Chico Buarque chegou a adotar o pseudônimo Julinho da Adelaide para aprovar composições (deu certo). Na TV, a Rede Globo emplacou a novela O Bem Amado, de Dias Gomes. Mas a análise bem-humorada da política nacional teve 37 de seus 178 capítulos desfigurados

DEMOCRACIA DE MENTIRA

Os brasileiros foram às urnas cinco vezes para eleger cargos legislativos. Já as eleições para cargos executivos eram indiretas – em três das cinco escolhas para presidente, a oposição teve candidatos simbólicos. Os vereadores, deputados e senadores eleitos não incomodavam: o poder executivo usou mais de 2 mil decretos-lei para governar

Em 1974, a CBD (antecessora da CBF) era comandada por um almirante, Heleno Nunes, que interferia na convocação de jogadores para a seleção.

*
*

E AQUI VAI UM RELATO DE UMA PESSOA QUE VIVEU NA ÉPOCA (Encontrado em um dos muitos sites da internet):

*
*

"Sei, pois vivi esse período. E embora houvesse censura, casos te tortura e até morte de oponentes, devo dar meu testemunho aqui, e essa realidade quem me fez ver é o próprio padinho padi lula, com seu desgoverno, que nunca o povo foi tão feliz, podia-se deixar o vidro dos carros abertos. Parar em faróis fechados mesmo tarde da noite. Bandidos eram mortos, não ficavam incendiando prisões e negociando visitas íntimas, TV, e outras mordomias. Não se atreviam a isso. E eu pessoalmente, então estudante, participei de várias passeatas estundantís contra a ditadura e nem por isso fui presa, ou sofrí qualquer restrição da minha liberdade. E a razão é uma só, eu participava desses movimentos por um simples sentimento de patriotismo, não estava ligada a nenhum sindicato, partido político ou movimentos comunistoides, nem carregava uma bandeira vermelha, horrorosa e que nada tem a ver com o brasileiro e com o Brasil. E tem mais, essa história pra levar gato nadar, que foi o partido que atualmente está no governo, que devolveu a "democracia" ao país, não passa de conversa fiada. Quem deu a abertura foram os militares. Porque acharam que já tinham cumprido sua missão. Se eles não quisessem, estaríamos no mesmo regime até hoje, o que sem dúvida seria bem melhor do que a atual baderna e o caos que se instituiu no país".
Perguntas interessantes