Uma pesquisa sobre a contribuição de água no desenvolvimento tecnológico?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
A parcela de água doce apta para o consumo humano corresponde aproximadamente a 1% da água do planeta. Os diversos usos industriais e agropecuários, o aumento populacional e a gestão inadequada têm utilizado excessivamente as fontes hídricas, produzindo crises e afetando mais de 40% da população mundial com a escassez de água. Diante desse panorama, a disponibilidade e gestão sustentável da água entraram na agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) como um dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), o ODS número 6.
Em alguns países, como a Holanda, tem surgido o interesse em diminuir o risco de crises hídricas decorrentes de mudanças climáticas. Em outros, como Israel e Estados Unidos, esse risco é constante, já que convivem historicamente com episódios de secas severas. No caso de Israel, devido ao seu déficit de chuvas e por ser um país predominantemente desértico, existe uma disponibilidade hídrica baixa. Nos EUA, as secas estão relacionadas principalmente ao fenômeno El Niño-Oscilação Sul (ENOS)[1], o qual influencia fortemente o clima daquele país. Além disso, crises hídricas ocorrem também em cidades como Kuala Lumpur (Malásia), Londres (Reino Unido) e Cingapura, entre outras.
Existe, portanto, uma preocupação com novos episódios de escassez de água no mundo e a sociedade está pensando em estratégias para diminuir o risco da sua ocorrência. Dentre essas estratégias estão as tecnologias voltadas para o uso sustentável da água, que têm aumentado nos últimos anos. Alguns polos industriais que tratam essas tecnologias e produzem ideias inovadoras estão localizados, por exemplo, em Israel, Holanda e nos EUA.
Exemplos de soluções tecnológicas no mundo
De forma a ilustrar soluções tecnológicas que vêm sendo utilizadas no mundo para reduzir o risco de episódios de escassez hídrica, propõe-se um agrupamento de alguns exemplos de desenvolvimento de tecnologias para o uso sustentável da água. O agrupamento é baseado na relação da finalidade das tecnologias com alguns dos componentes de um sistema de abastecimento de água convencional[2], considerando-se ainda os usos da água e o tratamento de esgoto.
Dessa forma, as categorias propostas são a captação e/ou armazenamento, relacionada com captação e reservatório; o tratamento, categoria relacionada com estação de tratamento de água e de esgoto; o monitoramento e gestão, esta relacionada com manancial, estação elevatória, adutora e rede de distribuição, e o controle no consumo, categoria relacionada com os usos da água. Todas são detalhadas a seguir:
Captação e Armazenamento – incluem tecnologias para a captação e/ou armazenamento de água. Um exemplo dessas tecnologias são os sistemas de captação de água das chuvas, que podem possuir variações de forma e funcionamento, mas essencialmente consistem na captação da água pluvial a partir de uma área ou superfície física – comumente telhados de casas ou prédios – , que permite coletar água e direcioná-la até uma rede de tubulações que termina em tanques de armazenamento. Esses sistemas de captação podem ter um tratamento da água associado, dependendo da finalidade de uso da água.
Esse tipo de tecnologia é usado em diversas partes do mundo, como no Reino Unido, onde existem sistemas para fins domésticos ou comerciais, essencialmente o que muda é a escala dos sistemas. Os principais tipos são: i) os sistemas alimentados por gravidade, neles o armazenamento é posicionado no topo das edificações e a gravidade é a encarregada de entregar à água a energia necessária para fluir na rede de distribuição da edificação; e os ii) sistemas alimentados por bombeamento, nesse caso bombas hidráulicas fornecem energia à água para fluir nas redes de distribuição, permitindo uma maior liberdade de posicionamento dos tanques de armazenamento e da zona de captação. Ainda, no segundo tipo, encontra-se um sistema doméstico que controla à distância e em tempo real, a válvula que permite a entrada de água no tanque. Tal sistema permite levar em consideração dados de previsão de chuva, para gerenciar o enchimento, ou esvaziamento se for o caso, do tanque de maneira controlada, por exemplo antes de uma tempestade.
Espero ter ajudado❤️