Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), aliada à Confederação Nacional de Dirigentes e Lojistas (CNDL), demonstrou que práticas colaborativas estão em ascensão no Brasil, visto que 86% dos entrevistados acreditam na viabilidade financeira das práticas colaborativas (SPC; CNDL, 2018). Dentre as vantagens destacam-se a oportunidade de economizar e evitar o desperdício, ambos com 44%; e como obstáculos, a falta de confiança das pessoas e o medo de ser passado para trás (51%) e o perigo de lidar com estranhos (44%), lembrando que as pessoas podiam marcar mais de uma alternativa no questionário. Outros dados da pesquisa podem ser observados na figura a seguir:
Principais vantagens e desvantagens apontadas pelos entrevistados, considerando a adesão de práticas de consumo colaborativo.
Escolha uma:
a.
A pesquisa demonstrou que a principal vantagem vista pelos adeptos a economia compartilhada é o fato de possibilitar a economia financeira, tendo como maiores desvantagens a necessidade de algumas vezes negociar com estranhos.
b.
De acordo com as estatísticas, pode-se concluir que o consumo colaborativo é uma prática inviável no Brasil, visto o alto índice de rejeição apresentado.
c.
O receio de ser passado para trás é o principal obstáculo apontado pelo estudo, seguido de falta de informação acerca do consumo colaborativo.
d.
A educação ambiental pode contribuir para a maior adesão a práticas colaborativas, visto que 37% dos entrevistados apontaram a falta de informação como um obstáculo a adesão.
e.
Considerando o espaço amostral, 34% dos entrevistados apontam como principal benefício, a contribuição ao meio ambiente. Ao se considerar os obstáculos, destaca-se a falta de garantias em caso de não cumprimento do acordo.
Soluções para a tarefa
a. A pesquisa demonstrou que a principal vantagem vista pelos adeptos a economia compartilhada é o fato de possibilitar a economia financeira, tendo como maiores desvantagens a necessidade de algumas vezes negociar com estranhos.
Conforme descrita no texto, a economia compartilhada tem sido considerado um grande avanço em nossa sociedade, principalmente por conta das vantagens relacionadas à redução do disperdício econômico e ambiental.
Dessa forma, tem se mostrado em grande potencial, embora ainda seja um pouco "estranha" a algumas pessoas, que evitam muitas vezes negociar com estranhos, todavia o custoxbenefício mostra-se bem melhor.
A resposta correta segundo o AVA é:
- A educação ambiental pode contribuir para a maior adesão a práticas colaborativas, visto que 37% dos entrevistados apontaram a falta de informação como um obstáculo a adesão.