Química, perguntado por sabrinatrindad9591, 11 meses atrás

Uma pesquisa publicada na revista Nature (Ano: 2000, vol.405, pg. 681,) mostrou que a habilidade das lagartixas (víboras) em escalar superfícies lisas como uma parede, por exemplo, é resultado de interações intermoleculares. Admitindo que a parede é recoberta por um material apolar e encontra‐se seca, assinale a alternativa que classifica corretamente o tipo de interação que prevalece entre as lagartixas e a parede, respectivamente: (A) íon – íon. (B) íon – dipolo permanente. (C) dipolo induzido – dipolo induzido. (D) dipolo permanente – dipolo induzido. (E) dipolo permanente – dipolo me ajudem pfvvv

Soluções para a tarefa

Respondido por Barbiezinhadobrainly
248

Resposta:

C

Explicação:

A pata da lagartixa possui uma substância apolar que faz uma interação intermolecular do tipo dipolo induzido - dipolo induzido com a parede. Essa interação se explica devido à polaridade das patas desse bichinho - por serem apolares, ou seja, não apresentarem polos, ao aproximar da parede, geram uma atração ou repulsão eletrônica com ela, e acabam induzindo um polo, seja ele positivo ou negativo. Dessa forma, a lagartixa consegue se prender e desprender das paredes com facilidade, induzindo um polo e retirando essa indução.

Espero ter ajudado!


kellyaraujosilva839: boa tarde muito obrigada
pedroluiz0104: Valeu
Respondido por bryanavs
23

A alternativa que classifica de maneira correta o tipo de inteiração é: dipolo induzido – dipolo induzido - letra c).  

Vamos aos dados/resoluções:  

As forças de ligações se dividem entre intramoleculares e intermoleculares que acabam surgindo de atrações eletrostáticas entre cargas opostas. E por isso que nas ligações entre átomos, temos:  

- Ligação Iônica: Atração entre Cátions e Ânions ;

- Ligação Covalente: Atração entre núcleos e pares de elétrons;  

- Ligação Metálica: Cátions metálicos e elétrons de valência deslocalizados;  

Porém, quando falamos das forças Intermoleculares, teremos:  

- Atrações entre íons e moléculas;  

- Atração entre as moléculas com cargas parciais;

PS: As forças intermolculares são bem mais fracas do que as forças intramoleculares.  

Dessa forma, quando visualizamos que existem milhões de cerdas com espessuras mínimas, existe o aumento da área que acaba entrando em contato a parede, fazendo com que as forças de Van der Waals acabem desenvolvendo atração suficiente para segurar o peso específico da lagartixa.

Para saber mais sobre esse assunto:  

https://brainly.com.br/tarefa/21079928

Espero ter ajudado nos estudos e bebam água :)

Anexos:
Perguntas interessantes