"Uma pesquisa publicada em 20 de julho de 2022 na revista "Molecular Psychiatry" aponta que a depressão não está necessariamente ligada a baixos níveis de serotonina, um neurotransmissor conhecido com um dos principais hormônios da felicidade. Essa descoberta pode ampliar o leque de tratamentos aplicados para a doença, já que atualmente a maioria é fundamentada por essa lógica. A abordagem tradicional envolve o uso de medicamentos chamados de inibidores de recaptação da serotonina, responsáveis por aumentar a presença dessa substância no corpo. No entanto, o estudo afirma que é ‘hora de reconhecer que a teoria serotoninérgica da depressão não é empiricamente fundamentada’". Disponível em: https://g1. Globo. Com/saude/noticia/2022/07/23/estudo-sugere-que-depressao-nao-esta-relacionada-com-baixos-niveis-de-serotonina-o-hormonio-da-felicidade. Ghtml Tendo em vista a depressão e seu impacto na saúde mental do sujeito, analise as afirmativas. A saúde mental é um processo social, atravessada pelas questões que atravessam a sociedade como um todo, trazendo para o sofrimento e transtornos mentais elementos dessa sociedade. Sendo assim, Pessoas negras, LGBTQI , idosos e outros grupos da sociedade marcados por preconceito e exclusão terão na narrativa de seus processos em saúde mental índices dessas marcas e isso deve ser deixado de lado para uma abordagem assertiva dos problemas. A. Ambas as afirmativas estão corretas, mas se contradizem. B. A primeira afirmação está incorreta, mas a segunda está correta. C. Ambas as afirmativas estão corretas e se complementam. D. Ambas as afirmativas estão incorretas. E. A primeira afirmação está correta, mas a segunda está errada
Soluções para a tarefa
A respeito da depressão e seu impacto na vida da pessoa que lida com essa condição, a primeira afirmação apresentada está correta e a segunda está errada. Alternativa E.
Impacto da depressão na vida da pessoa
A depressão é uma condição que traz os seguintes impactos na vida da pessoa:
- tristeza
- pessimismo
- baixa autoestima
- ausência de prazer
- grande oscilação de humor
- pensamentos negativos
O tratamento é feito através de medicação e acompanhamento terapêutico, além do suporte familiar também auxiliar muito pessoas com esse quadro.
É certo que muito da saúde mental envolve o processo social e o contexto ao qual o indivíduo está inserido. Porém, não se pode afirmar que uma pessoa que passa por discriminação por qualquer que seja o motivo, necessariamente, irá desenvolver depressão.
O estudo feito pela Dra Joana Moncrieff, publicado na revista "Molecular Psychiatry" mostra que, além de uma coisa não necessariamente desencadear a outra, os parâmetros adotados atualmente sobre a depressão, estão sendo alterados.
A pesquisa revelou que nem todos os pacientes diagnosticados com depressão possuíam baixos níveis de serotonina. Esse hormônio é um neurotransmissor que é conhecida como hormônio da felicidade.
Com essa nova descoberta, a ideia de que a depressão só pode ser tratada com medicação, cai por terra. É claro que, quem já faz uso de medicamentos para tratar a depressão, não pode simplesmente parar de tomar, mas consultar seu médico para entender se, para seu caso, existem métodos alternativos.
Continue lendo sobre depressão: https://brainly.com.br/tarefa/10706850
#SPJ4