Uma pesquisa do Instituto Ethos, de 2019, com as 500 empresas que mais lucram no Brasil, aponta a sub-representação da população negra (pretos e pardos) nos seus ambientes de trabalho, sobretudo, nos seus cargos mais altos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a população negra representa atualmente cerca de 56% do total da população brasileira. Relacione os dados estatísticos apresentados com a crítica social presente na charge do cartunista Bira e produza uma reflexão sobre a ideia de “Democracia racial” respondendo à seguinte pergunta: “Existe democra- cia racial no Brasil?” Justifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
No Brasil, as pessoas negras (compostas por negros e pardos, conforme a classificação do IBGE), apesar de constituírem mais de 53% da população, são também as menos incluídas socialmente. Por exemplo, dentre o número de desempregos, 64,2% são negros.
Uma pesquisa identificou que, embora pessoas negras tenham um maior engajamento no empreendedorismo que pessoas brancas, recebem salários menores. Assim, a questão ultrapassa o esforço individual – há uma desigualdade de oportunidades em toda a sociedade.
Portanto, não é possível sustentar que existe democracia racial no Brasil. O racismo estrutural que se encontra no cotidiano e que é atestado por diversos estudos são prova disso. Assim, a falácia da democracia racial deve ser problematizada.
Fonte: todoestudo
Bons estudos!!
Jesus ama vocês e Ele é o Único que pode trazer a verdadeira felicidade e a vida eterna!
Não. A democracia racial não existe em nosso país.
Na atual realidade social brasileira, o preconceito racial existe e é velado, ou seja, escondido pelos praticantes de tal ato.
Isso ocorre porque as desigualdades étnicas são frutos da desigualdade social, sendo que esta é estrutural (desde o período da colonização) e vem desde o período da colonização do nosso país.
Nesse sentido, é correto afirmar que as populações negra e indígena não possuem o mesmo tratamento que outras pessoas brancas possuem em certos estabelecimentos da sociedade. Infelizmente, o preconceito racial existe e sempre é exibido por meio das redes sociais online.
Aprenda mais sobre o tema democracia racial em:
https://brainly.com.br/tarefa/10184685
Lute e acredite em seu potencial!