Uma pesquisa completa explicando o que foi a União das coroas Ibéricas e suas consequências para o Brasil, destacando as invasões holandesas ao nordeste brasileiro e suas consequências sociais, políticas e econõmicas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A União Ibérica, que ocorreu entre 1580 e 1640, foi a unificação das Coroas espanhola e portuguesa a partir da crise sucessória do trono português. Essa crise de sucessão decretou o fim da Dinastia de Avis e coroou o rei Filipe II, da Espanha, como rei tanto de Portugal quanto da Espanha.
O rei de Portugal, D. Sebastião, desapareceu na batalha de Alcácer-Quibir contra os mouros no Marrocos, em 1578. Como o rei não havia deixado herdeiros para sucedê-lo, quem assumiu foi seu tio-avô, D. Henrique. No entanto, D. Henrique acabou morrendo dois anos depois e, como também não possuía herdeiros diretos, foi iniciada uma crise de sucessão do trono português.
Explicação:
:D
No século XV ( 15 ), Espanha e Portugal eram as potências marítimas que estavam em busca de novas terras. Portugal já tinha batido recordes extremamente impressionantes ao contornar todo o continente africano ( algo bem surpreendente para aquela época ) e Espanha já tinham algumas colônias na América...
Então as duas coroas entraram em um acordo, assinaram o Tratado de Tordesilhas, tratado que dividia as terras descobertas e por descobrir no continente americano.
Mas por volta do século XVI ( 16 ), Portugal entrou em uma crise dinástica... Tudo começou com a morte do rei D. Sebastião em uma batalha travada entre os Portugueses e os Marroquinos.
D. Sebastião não possuía herdeiros, então depois de vários candidatos à coroa Portuguesa, o rei Filipe II ( rei da Espanha ) acabou sendo o mais indicado para o cargo, pois possuía um certo apoio da nobreza Portuguesa.
Então, por volta de 1580, o rei Filipe I de Portugal e II da Espanha acumulou os dois tronos, e assim, surgiu a União Ibérica... Logo, todas as colônias de Portugal acabou que sendo controlada pelos Espanhóis.
A União Ibérica meio que anulava o Tratado de Tordesilhas, então os Bandeirantes Portugueses na América do Sul começaram a se expandir de uma forma absurda à Oeste...
A União Ibérica também acarretou às invasões Holandesas na Bahia ( 1624 ) sem sucesso, e em Pernambuco ( 1630 ), dessa vez com a Vitória dos Holandeses... Mas os conflitos entre Portugueses, Indígenas e Holandeses por esses territórios só durou até 1654, com a expulsão dos Holandeses.
Nessa época, o Brasil era o maior exportador de açúcar não refinado, mas isso mudou quando os Holandeses adquiriram conhecimento e foram aplica-los em outra região, isso causou uma queda de 50% na venda internacional de açúcar Brasileiro levando o Brasil a crise do açúcar.