Uma pequena invenção, A Wikipédia, mudou o jeito de lidarmos com informações na rede. Trata-se de uma enciclopédia virtual colaborativa, que é feita e atualizada por qualquer internauta que tenha algo a contribuir. Em resumo: é como se você imprimisse uma nova página para a publicação desatualizada que encontrou na biblioteca.
Antigamente, quando precisávamos de alguma informação confiável, tínhamos a enciclopédia como fonte segura de pesquisa para trabalhos, estudos e pesquisa em geral. Contudo, a novidade trazida pela Wikipédia nos coloca em uma nova circunstância, em que não podemos confiar integralmente no que lemos. Por ter como lema principal a escritura coletiva, seus textos trazem informações que podem ser editadas e reeditadas por pessoas do mundo inteiro. Ou seja, a relevância da informação não é determinada pela tradição cultural, como nas antigas enciclopédias, mas pela dinâmica da mídia.
Assim, questiona-se a possibilidade de serem encontradas informações corretas entre sabotagens deliberadas e contribuições erradas.
NÉO, A. et al: A Internet que você faz. In: Revista PENSE! Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Ano 2, no 3, mar.-abr. 2010 (adaptado).
O texto tem como tese principal:
A falta de confiança na veracidade dos conteúdos registrados na Wikipédia.
A busca crescente das enciclopédias impressas.
O acesso à página, que torna as informações mais vulneráveis.
A não possibilidade de edição e reedição de informações.
O desconhecimento das informações pelos dos que acessam as informações.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Na minha opinião a Wikipédia não é confiável, os próprios professores da faculdade pedem pra não usar ele como fonte de pesquisa, também a maneira que as informações estão colocadas é muito confuso, portanto tem mais falha do que qualidade, não se pode numa pesquisa, busque outros sites para trabalho, mais completos e organizados.
tonyarthur:
falta de confiança na veracidade dos conteúdos registrados na Wikipédia.
Perguntas interessantes