Física, perguntado por helennsantosate, 1 ano atrás

Uma pequena esfera eletrizada com carga Q = +4,5x10^-6C está presa no ponto médio de uma canaleta vertical de vidro, conforme mostra a figura ao lado. Uma segunda esfera eletrizada com carga q = +2,0x10^-9C será abandonada no interior da canaleta. Seu peso é P = 1,0x10^-2N. É dado Ko = 9,0x10^9Nm²/C².

a) O equilíbrio da segunda esfera será possível na região superior ou inferior da canaleta?

b) No equilíbrio, qual é a distancia entre q e Q?

c) Seu equilíbrio é estável, instável ou indiferente?

OBS :Com calculo


sduhf: Pode tirar uma foto da figura por favor?

Soluções para a tarefa

Respondido por sduhf
11
Não é possivel responder a primeira questão, pois não tenho a figura para analisar.

A segunda questão é simples. Para existir um equilíbrio, as forças contrárias devem se igualar. Para isto, a distância tem que ser aquela que garante tal fenômeno.
As esferas possuem a mesma carga, logo a força será de repulsão. Quando a esfera cair, a esfera maior irá repelir a menor para uma distância em  que a força peso e a força elétrica sejam iguais.
Fe = P
KQq / d² = P
9x10^9 . 4,5x10^-6 . 2x10^-9 : d² = 10^-2
9 . 9x10^-6 : d² = 10^-2
81x10^-6 : 10^-2 = d²
d² = 81x10^-4
d = 9x10^-2

a distância será de 9x10^-2 m

O equilíbrio será estável, pois as forças que atuam no corpo é contante. A distância não irá se alterar, pois está na separação de equilíbrio. Logo, será
Fe = P

helennsantosate: Obrigada. Tentei pir a foto mais não deu kk ou melhor não sei.. mais obrigada de verdade sem querer abusar da pra responde outerá?
sduhf: Posso.
helennsantosate: *---*
1 considere sobre a reta r da figuta duas particulas, A e B fixas .Suas cargas valem respectivament5e 1,0.10-7 (sobre 7 e não menos 7 ) e 4,0.10-7c . Uma terceira particula C eletrizada é colocada entre ambas numa posicao de equilibrio .Determine a distancia entre A e C .

----A---------B----
helennsantosate: a distancia entre a e b é 3,0 cm
helennsantosate: A intensidade da força de repulsão entre duas cargas eletricas indenticas , no vacuo , a 0,60m uma da outra é 1.6 N .Determine o valor dessa carga . É dada a constante eletroestatica k0=9,0.10 elevado a 9 unidades do SI
sduhf: Espere, não seria melhor resolvermos isso em chat?
helennsantosate: me ajuda com uma questão : duas cargas elétricas idênticas encontram se no vácuo a 20 centímetros de distância uma da outra. Coloca se uma carga q em q distante entre essas cargas que exercem uma força elétrica resultante sobre q calcule a intensidade determine a direção eo sentido dessa força
helennsantosate: 2. I ndentifique o erro e corrija-o : quando uma das cargas dobra de valor, a intensidade da força também é duplicada. Quando a distância E triplicado, a força cai um sexto do seu valor inicial.
helennsantosate: me ajuda
Perguntas interessantes