Uma pequena esfera de cobre, inicialmente a uma temperatura T1 = 30◦C, ´e colocada em um recipiente com água gelada em t = 0. Foi observado que a temperatura da esfera cai para 20◦C em t = 1 min. Usando a lei de Newton do resfriamento, determine a temperatura da esfera para t = 2 min. Considere a temperatura ambiente =12 ºC.
Soluções para a tarefa
Fazendo os cálculos e usando a fórmula correta da lei de resfriamento de Newton, concluímos que a temperatura daquela esfera de cobre em um tempo de 2 minutos é igual a 15,56 °C.
O problema menciona que uma certa esfera de cobre está inicialmente a uma temperatura de 30°C e é colocada em um recipiente com água gelada em um tempo inicial de 0 minutos (ainda não há variação de temperatura), logo após um tempo observou-se que a temperatura da esfera caiu para 20°C em um tempo de 1 minuto. E nos pede usar a lei de resfriamento de Newton para calcular a temperatura quando o tempo varia 2 minutos e devemos saber como dados essenciais que a temperatura ambiente é igual a 12°C.
A lei de resfriamento de Newton, por definição, é dada pela seguinte equação diferencial:
Esta equação diferencial (EDO) é uma das variáveis separáveis, portanto, se separarmos cada variável e a unirmos com seu respectivo diferencial, obteremos:
Se quisermos resolver esta equação diferencial, simplesmente temos que integrar ambas as partes da equação.
Esta seria a solução da equação diferencial para a lei de resfriamento de Newton. Cada variável tem o seguinte nome:
- : Temperatura ambiente, esta temperatura permanecerá constante durante todo o problema (já conhecemos esses dados).
- : Temperatura do corpo, essa temperatura sempre muda seu valor após um tempo suficiente (já conhecemos esses dados).
- : Constante de resfriamento, como o próprio nome diz, seu valor não mudará porque é uma constante (não conhecemos esses dados, mas podemos encontrá-los).
- : Tempo, esse valor sempre vai variar no problema (já sabemos seus valores).
- : Constante de integração, essa constante é fundamental para o problema e é obtida resolvendo a equação diferencial (não conhecemos esses dados, mas também podemos encontrá-los).
Primeiro vamos calcular o valor da constante de integração já que é o mais fácil de encontrar seu valor, para calcular o valor dessa constante basta substituir o valor do tempo desde o início e sua temperatura.
Como encontramos o valor da constante de integração agora segue o valor da constante de resfriamento, para encontrar seu valor vamos substituir a temperatura e o valor apenas 1 minuto.
Com os valores de todas as constantes já podemos encontrar o valor da temperatura da esfera em um tempo de 2 minutos, se substituirmos nossos novos dados temos a equação:
Para encontrar o valor da temperatura devemos eliminar o logaritmo natural com uma operação inversa, para eliminar o logaritmo natural usaremos a exponencial que seria a operação inversa.
- Aplicamos as exponenciais em ambas as partes da equação:
Concluímos que a temperatura da esfera em 3 minutos é aproximadamente igual a 15,56°C.
Veja mais sobre o assunto da lei de resfriamento de Newton nos seguintes links de acesso:
- https://brainly.com.br/tarefa/24762613
- https://brainly.com.br/tarefa/23168719
- https://brainly.com.br/tarefa/22232796
Bons estudos!! :)