Física, perguntado por analice42, 1 ano atrás

Uma pedra gira em torno de um apoio fixo, presa por uma corda. Em dado momento corta-se a corda, ou seja, cessam de agir forças sobre a pedra. Pela lei da inércia, conclui-se que :

a) A pedra se mantém em movimento circular

b) A pedra sai em linha reta, segundo a direção perpendicular à corda no instante do corte

c) a pedra sai em linha reta, segundo a direção da corda no instante do corte

D) a pedra pára

Soluções para a tarefa

Respondido por balthiermarcio
146
A pedra cai em linha reta, segundo a direção perpendicular a corda no instante do corte. 


Quando alguma coisa esta num movimeto circular tem uma força que puxa o objecto para fora desse "circulo" e uma força que a mantem a fazer esse movimento circular (neste caso a corda), ao cortar-se a corda a pedra vai deixar de ter a força que a mantem a fazer o movimento circular e vai ter apenas a velocidade que tinha quando estava a girar e a aceleraçao da força da gravidade que a puxa para baixo. Por isso a pedra vai seguir na direcçao da velocidade que é tangencial ao trajecto da pedra quando estava em movimento cirvular.
Respondido por bryanavs
16

Pela lei da inércia, podemos concluir que: a pedra sai em linha reta, segundo a direção perpendicular a corda no instante do corte - letra b).

Vamos aos dados/resoluções:  

A primeira lei de Newton, mais conhecida como Lei da Inércia é definida da seguinte forma: Na ausência de Forças, um corpo em Repouso acaba continuando em repouso e um corpo em movimento acaba movendo-se em linha reta, com a velocidade constante.

Então se a pedra está sendo girada em volta de um ponto fixo e a mesma está presa em uma corda, a fração dela será equivalente a sua força centrípeta mostrando que assim que fizermos a ação de cortar a corda, a pedra irá fluir em uma linha reta, visando a direção perpendicular assim que a corda se desfaz.

Para saber mais sobre o assunto:  

https://brainly.com.br/tarefa/33556965

Espero ter ajudado nos estudos e bebam água :)

Anexos:
Perguntas interessantes