Administração, perguntado por paulomachadocris, 7 meses atrás

Uma particularidade interessante de ser estudada no empreendedorismo, é o fato que lida diretamente com trajetórias de pessoas, e isso permite uma diversidade interessante de formas de transformar ideias em oportunidades, e de enfrentar obstáculos durante a jornada.

Nesse sentido, para dar início a essa atividade, é necessário que leia atentamente os dois exemplos abaixo de casos que retratam duas histórias bem diferentes.


História 1:
João tem uma história de vida de superação porque nasceu em uma família bastante humilde no interior. Estudou até a quarta série do ensino fundamental, e teve que parar os estudos para ajudar os pais no trabalho para que pudessem sobreviver. Irmão mais velho de cinco sempre foi uma pessoa responsável e dedicado nas atividades. Em um concurso de matemática da região, acabou se destacando e recebendo a oportunidade de competir a final na capital. Infelizmente, acabou não ganhando, mas conheceu a cidade grande que tanto era falada pelos moradores, e convenceu os pais a mudarem para essa cidade em busca de melhores condições de vida. Eles começaram um negócio informal prestando serviços de conserto de eletrodomésticos e, dez anos depois, se transformaram na maior empresa especializada do Brasil gerando mais de mil postos de trabalho direto.

História 2:
Marcos, filho de pais empreendedores de sucesso, foi estimulado desde criança a praticar comportamentos empreendedores. Sem irmãos foi sempre o centro das atenções da família, mas os pais sempre diziam que ele deveria conquistar por mérito próprio e isso o fez desenvolver senso de criatividade e execução. Era bastante competitivo quando criança e foi alertado que precisava desenvolver o espírito de equipe. O jovem cresceu e conseguiu construir uma grande indústria de fabricação de produtos esportivos por identificar tendências de mercado, e fazer adaptações necessárias para inovar na empresa e mantê-la competitiva.

Elaborado pelo professor, 2021.


Estudante é importante que você compreenda a importância de conhecer os mitos relacionados à atividade empreendedora. Entender quais são os mitos e verdades sobre empreendedorismo ajuda a desconstruir uma mitologia que pode estar bem longe da realidade dos empreendedores, conforme visto nas histórias de João e Marcos.

Sendo assim, é possível relacionar as duas histórias com alguns dos mitos empreendedores estudados na disciplina. Dessa forma, responda o seguinte questionamento:

1) Qual(is) mito(s) empreendedor(es) você identifica na história de João? E qual(is) mito(s) empreendedor(es) é possível identificar na história de Marcos? Importante, justifique cada uma de suas escolhas.

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
19

Considerando a história de João, podemos identificar dois tipos de empreendedorismo, que são os seguintes: empreendedor nato e empreendedor inesperado. O empreendedor nato é aquele indivíduo bem criativo e o empreendedor inesperado é o que nunca pensou em empreender mais algo da vida o fez ir por esse caminho.

Já na história de Marcos, temos a presença do empreendedorismo por herança, em que recebeu o empreendimento e aprendeu a lidar com ele devido a uma herança recebida.

Bons estudos!

Respondido por winederrn
0

As histórias de João e Marcos mostram os seguintes mitos ligados ao empreendedorismo:

  1. Empreendedores são natos - isso quer dizer que, na mentalidade de muitos, algumas pessoas já nascem prontas para empreender e ter sucesso;
  2. Empreendedor trabalha pouco - na verdade, o empreendedor acorda cedo e dorme bem tarde. E isso ocorre por conta das preocupações em fazer o negócio andar cada vez mais.

O que são mitos do empreendedorismo?

Os mitos do empreendedorismo representam crenças limitantes que atrapalham a ação (para colocar projetos em prática) de pessoas que possuem o desejo de empreender.

Aprenda mais sobre o tema mitos do empreendedorismo em:

https://brainly.com.br/tarefa/44959739

Siga firme na direção dos seus sonhos!

Anexos:
Perguntas interessantes