Física, perguntado por p10972465p, 8 meses atrás

Uma partícula realiza um movimento retilíneo uniforme a 10 m/s a uma direção que faz um ângulo B como eixo das abscissas de um plano cartesiano. O cosseno desse ângulo é 0,6 e o seno é 0,8. Essa partícula segue para sentido Nordeste. Determine as coordenadas cartesianas dessa partícula no instante t=5s, sabendo que a parti cula estava na origem das posições no instante t = 0.

Soluções para a tarefa

Respondido por rosaluciavieira
2

Resposta:

No movimento uniforme, a posição varia com o tempo de forma constante. Podemos calcular a posição em que um móvel estará após um intervalo de tempo (t). Para tanto, devemos saber a sua posição inicial (S0) e a velocidade (v) com a qual esse corpo desloca-se. Após ter identificado essas informações, basta utilizá-las na seguinte fórmula:

Função horária da posição

S – posição final do móvel

S0 – posição inicial do móvel

v – velocidade do móvel

t – intervalo de tempo

Para utilizar essa fórmula, é necessário lembrar as unidades utilizadas para cada uma das grandezas acima de acordo com o Sistema Internacional de Unidades (SI). De acordo com o SI, as posições são dadas em metros (m), a velocidade é dada em metros por segundo (m/s) e o intervalo de tempo é medido em segundos (s).

Além disso, a noção de referencial é fundamental para a aplicação correta da fórmula acima. Na Física, referencial é a posição em que se encontra o observador. É a partir dessa posição, denotada como 0, que definimos a posição inicial de um móvel.

Explicação:

Perguntas interessantes