Uma partícula pontual é abandonada, do repouso, no topo de uma colina. Ao chegar ao solo, esta possui uma velocidade de 40 m/s. Considerando a Conservação da Energia Mecânica, calcule, em detalhes, a altura vertical dessa colina, supondo não haver qualquer fricção (atrito). Adote g = 10 m/s2.
Soluções para a tarefa
Conservação da energia:
Como foi dito na questão, se trata de um sistema conservativo onde não há perda de energia mecânica. Então pelo princípio de conservação da energia pode-se dizer que a energia mecânica final ( Emf ) é igual a energia mecânica inicial ( Emi ):
___________
Sabemos que no alto da colina a energia que está presente no corpo é a uma energia armazenada pois esse corpo não está em movimento, portanto se trata da energia potencial gravitacional ( Epg ) que é expressa pela seguinte fórmula:
Onde m é a massa, g é a aceleração da gravidade e h é a altura.
___________
Logo após começar seu movimento colina abaixo a energia potencial gravitacional começa a se transformar em energia cinética ( Ec ) cuja fórmula é:
m é a massa da partícula e v é a velocidade.
Resolução:
Se tratando de um sistema conservativo onde a energia mecânica é a mesma em todos os momentos, então a energia potencial gravitacional foi convertida em energia cinética em mesmo valor.
No primeiro momento quando não tinha velocidade a energia cinética era zero e a potencial gravitacional era máxima. No final do movimento isso se inverte e a energia potencial gravitacional é zero, e a partícula com velocidade máxima também tem sua energia cinética no máximo. Logo:
"Abrindo" essa equação teremos:
Percebe-se que podemos cortar as massas pois são irrelevantes nesta situação.
Vamos adicionar os valores que a questão nos forneceu:
Resposta:
A altura desta colina é de 80m
__________
Esta resposta também pode te ajudar ;)
https://brainly.com.br/tarefa/6250614
==============================
Espero ter ajudado, bons estudos
Matheus :D