Uma paciente de 25 anos foi admitida na emergência de um hospital com hematócrito de 11%, hemácias 1x106/mm3, VCM 110 fL, reticulócitos de 15%, leucócitos 9.500/mm3 e plaquetas 170.000/mm3. No sangue periférico, existem micro-esferócitos. O diagnóstico mais provável e o teste confirmatório são:
1 Anemia megaloblástica e dosagem de vitamina B12
2 Anemia hemolítica auto-imune e teste de Coombs direto
3 Hiperesplenismo e ultra-sonografia de abdomem
4 Anemia megaloblástica e dosagem de ácido metil-malônico e homocisteína
5 Anemia hemolítica auto-imune e dosagem de ferritina
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
2 Anemia hemolítica auto-imune e teste de Coombs direto. Alta taxa de reticulocitos e presença de microesferocitos indica anemia hemolitica auto-imune.
celiolimamelo:
Mais uma vez, muito obrigado, desta vez por dois motivos. 1) Escolhi esta resposta mas fiquei em dúvida e 2) Cassia Neves me deu maior segurança para assinalar a opção correta. Valeu Cassia!
Respondido por
6
É a alternativa 2).
A anemia hemolítica auto-imune ocorre quando há algum processo imune atacando as hemácias, é um problema que pode ser tratado com imunossupressão através de corticoides ou através da transfusão de medula óssea vermelha.
O sangue carreia liquido para diversas partes do corpo, além de estar repleto de células de defesa para o caso de infecções ou de ataque de algum outro patógeno, como as bactérias.
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás