Uma paciente de 14 anos de idade, após um surto alérgico, apresentou uma quadro de diminuição do numero total de plaquetas. Este quadro é característico de:
Infecção pulmonar
pelego Huet
Leucicitose
Púrpura trombocitopenica
Anemia hemolítica
Soluções para a tarefa
Trata-se de um quadro característico da púrpura trombocitopênica. Esta é uma doença classificada como autoimune que tem como principal característica exatamente a destruição das plaquetas, células sanguíneas ligadas à coagulação.
O termo "púrpura" refere-se, neste sentido, às manchas que aparecem na pele como consequência dos sangramentos, que são normalmente de cor roxa ou vermelha. A Púrpura trombocitopênica é uma doença incomum, atingindo cerca de 1 pessoa a cada 10.000, e vitima mais mulheres jovens.
A diminuição na quantidade de plaquetas leva ao aumento de hemorragias, geralmente pequenas, levando ao desenvolvimento púrpuro trombocitopenica, que leva a micro hemorragias em todos os tecidos (alternativa D).
Sem as plaquetas, o que aconteceria?
A morte, isso porque as micro lesões que sofremos constantemente não seriam estancadas, levando a perda de sangue maior do que a produção na medula óssea.
Além das plaquetas, déficits nos fatores de coagulação também levam a hemorragias, como é o caso dos indivíduos com hemofilia
Venha estudar mais sobre as plaquetas
https://brainly.com.br/tarefa/47153631