Uma paciente com 17 anos de idade procura aclínica odontológica desejando clarear seus dentes,pois ela julga que seu sorriso é "meio amarelado".Ao exame clínico, o cirurgião-dentista verifica que hámuitos dentes com restaurações, tanto anteriorescomo posteriores. Não há história de tratamentoendodôntico.Em relação à conduta clínica e ao respeito aosprincípios éticos, o cirurgião dentista deveriaI. alertar que podem ocorrer mudanças nasrestaurações durante o clareamento, podendoser necessário o polimento ou a substituiçãodas restaurações.II. informar que o efeito do clareamento ocorresobre os dentes e não afeta as propriedadesfísicas e químicas das restaurações.III. garantir o grau de clareamento, desde que aconcentração seja controlada e a aplicaçãodo agente clareador seja repetida quantasvezes forem necessárias até se obter o graude clareamento desejado.IV. orientar que os produtos resultantes da reaçãodos agentes clareadores podem agredir apolpa dental através dos túbulos dentinários.É correto apenas o que se afirma emA I.B III.C I e IV.D II e III.E II e IV.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Mudanças nas restaurações durante o clareamento, podendo ser necessário o polimento ou a substituição das restaurações e danificações na polpa dental podem ser consequência do tratamento de claramento dos dentes. Alternativa C está correta!
1) Primeiramente devemos lembrar que o clareamento dental utiliza de recursos químicos para ser realizado. Assim, em contato com restaurações, o tratamento químico pode danificar essas restaurações e em seguida exigir a troca das mesmas. Vale ressaltar que normalmente o clareamento dental utilizar de um agente químico oxidante instável (peróxido de hidrogênio) o qual danifica as restaurações.
2) Deviso a nossa saliva que têm uma grande concentração de água, potencializa o tratamento químico realizado durante o tratamento de clareamento dental, logo o mesmo pode agredir a polpa dental através dos túbulos dentinários que são tecido de ligação presentes na dentina que pode absorver parte dos agente químicos utilizados no tratamento de branqueamento dental e afetar a polpa dental.
Resposta: afirmativas I E IV
Explicação: CORRIGIDO PELO AVA