Uma nova situação surgiu em 1815. O príncipe regente dom João criou o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, elevando o Brasil à categoria de reino. Tratava-se de uma manobra para que Portugal pudesse participar do Congresso de Viena, que redefiniria as fronteiras da Europa. Apenas os reinos que tivessem o governo instalado em seu próprio território poderiam atuar nas negociações de Viena.
Disponível em: . Acesso em: 1º dez. 2019.
A nova situação da qual fala o trecho foi ocasionada por um acontecimento e um contexto específico entre os governos de Portugal e França, que foi:
A
O governante francês Napoleão havia estipulado o Bloqueio Continental à Inglaterra, ao qual Portugal não aderiu e fugiu para o Brasil, diante da invasão francesa.
B
O príncipe regente dom João criou o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, para que, deixando de ser Colônia, o Brasil pudesse se desenvolver econômica, cultural e agronomicamente.
C
Ao tentar invadir a França, dom João criou sérios problemas para a economia europeia e teve que fugir para o Brasil. O Congresso de Viena serviu para solucionar esse caso.
D
A Inglaterra forçou Portugal a fugir para o Brasil e, diante disso, a França e outros países europeus organizaram o Congresso de Viena para decidir quem ficaria com as terras portuguesas.
E
Napoleão tinha como objetivo invadir a Inglaterra, não Portugal, mas precisava passar pela Península Ibérica para chegar às terras inglesas, o que fez dom João fugir para o Brasil.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
A) O governante francês Napoleão havia estipulado o Bloqueio Continental à Inglaterra, ao qual Portugal não aderiu e fugiu para o Brasil, diante da invasão francesa.
Explicação:
Portugal não aderiu ao bloqueio continental e Napoleão e seu exército marcharam rumo a Portugal, a família real fugiu para o Brasil escoltado pela marinha britânica.
Perguntas interessantes