Biologia, perguntado por Ahdkbajsmdnd, 1 ano atrás

Uma nova espécie de orangotango foi descoberta ao norte de Sumatra, na Indonésia, cientistas anunciaram nesta quinta-feira, 2. Eles apontaram ainda que o reduzido número, cerca de 800, faz deste um dos símios mais ameaçados do mundo.

Trata-se também da primeira nova espécie de grandes símios confirmada pela ciência desde a descoberta em 1929 de um bonobo na República Democrática do Congo, destacaram os biólogos que tiveram o trabalho publicado na revista americana "Current Biology".

A espécie Tapanuli, é encontrada apenas ao norte das florestas de Sumatra e se difere das outras duas espécies de orangotango pelo formato do crânio, dos dentes, pelos genes e pela forma como os machos fazem longos e crescentes cantos pela floresta, disseram os cientistas.

"As diferenças são bem sutis, não são fáceis de serem observadas ao olho nu", disse à agência Reuters o Professor Michael Kruetzen, da Universidade de Zurich. "Com nada mais que 800 indivíduos, esta espécie é a mais ameaçada entre os símios", diz o trabalho publicado.

Ainda segundo os cientistas, o orangotango Tapanuli deve ter vivido isolado de outras espécies por um período de 10 a 20 mil anos. O grupo já era conhecido dos cientistas desde 1997, mas não era considerado ainda como uma espécie diferente.

Dentre as ameaças para a nova espécie estão os desmatamentos das florestas para plantações e também com os planos da construção de uma hidrelétrica na região. Os cientistas ressaltaram a importância de medidas rápidas para a conservação da espécie. Do contrário, "podemos ver a descoberta e a extinção de uma grande espécie de símios em um curto espaço de tempo", diz o estudo.

Que procedimentos deveríamos utilizar para confirmar está nova espécie para a ciência ?

Soluções para a tarefa

Respondido por camilafortes13
1
Bom, para designar uma nova espécie realmente só o profissional visto que normalmente a diferença de uma espécie para outra pode ser bem sutil.

Por exemplo há aves que diferem em algo na sua característica anatômica, pode ser as penas, os olhos, a cor ou a cabeça, pode ser uma diferença na fisiologia, ou até mesmo na forma de se reproduzir. Portanto, é algo que os olhos leigos podem nem perceber. 

Uma espécie pode ser considerada nova quando ela difere em alguma coisa que já foi descrita pelos anteriormente pelos cientistas. 

Os taxônomos e sistêmatas são os especialistas que estudam novas espécies e o seu grau de parentesco, bem como sua relação com meio. Eles podem comparar com espécies já descritas. São processos que podem levar muitos anos, pois como foi já citado muitas vezes as diferenças são sutis e que podem mudar tudo, sendo algo imperceptível até mesmo por profissionais.   
Perguntas interessantes