Português, perguntado por paulalirae5949, 9 meses atrás

"Uma noite, daquelas em que eu estava mais possuído do livro, lia com expressão uma das páginas mais comoventes da nossa biblioteca. As senhoras, de cabeça baixa, levavam o lenço ao rosto, e poucos momentos depois não puderam conter os soluços que rompiam-lhes o seio. Com a voz afogada pela comoção e a vista empanada pelas lágrimas, eu também cerrando ao peito o livro aberto, disparei em pranto e respondia com palavras de consolo às lamentações de minha mãe e suas amigas." Com base nesse trecho de Como e porque sou romancista, de José de Alencar, assinale a alternativa correta. a) O texto ficcional, com foco narrativo em 1ª pessoa do singular, registra o investimento do protagonista na função emotiva da linguagem, centrada no emissor da mensagem. b) Como se trata de uma autobiografia ficcionalizada, o narrador enfatiza uma das principais características do texto realista, que era a de gerar efeitos catárticos no público leitor. c) A tônica narrativa de Alencar já se evidenciava nesse procedimento corriqueiro de sua juventude, quando agia como leitor performático de textos românticos para um restrito público familiar. d) Esse texto ensaístico de José de Alencar fundamenta um dos princípios básicos do gênero, que é o de desenvolver um potencial persuasivo na argumentação. e) Esse tipo de narração é similar ao das grandes epístolas que compunham a literatura informativa no Brasil, no período colonial.

#UFPR
#VESTIBULAR

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
1

Alternativa C é a correta.

Esse trecho de "Como e porque sou romancista", de José de Alencar, apresenta uma característica que viria a ser uma das marcas das narrativas desse autor: textos românticos direcionados a um público familiar e conservador.

Nesse trecho, ele relata uma situação em que lia um trecho comovente de um livro e as senhoras que o ouviam começaram a chorar. Ele também não conteve as lágrimas e passou a lhes dizer palavras de consolo.

Essa situação evidencia essa característica romântica, emotiva e familiar das obras de Alencar.

Perguntas interessantes