Uma nação imperialista é aquela que consegue se tornar uma grande potência econômica sem a necessidade de explorar as riquezas de outras terras, seja por meio de colonização ou estabelecimento de multinacionais. *
Verdadeiro
Falso
Soluções para a tarefa
Resposta:
Falso
Explicação:
Uma nação imperialista consiste numa política de expansão e o domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outras. Ou seja, procuram ampliar ou manter seu controle e influencia sobre os mais fracos (povos ou nações)
Falso
Imperialismo se caracteriza em grande parte pela necessidade de expansão e pela exploração dos recursos de colônias. Considere o império britânico, que nos séculos XIX e XX tinha influência sobre grande parte do mundo e explorou avidamente as terras da Índia. Diversas revoltas e revoluções ocorreram para se livrar da influência britânica nas colônias, e mesmo hoje ainda existem países que são extensões da coroa inglesa, como o Canadá, por exemplo. A força econômica que a Inglaterra acumulou ao longo dos anos pode ser atribuída a esse processo (grande parte dos recursos retirados das colônias iam direto à Inglaterra). Portanto, quando se fala de imperialismo há sim a necessidade de exploração e colonização de outras terras, assim como o estabelecimento de monopólios forçados em outras nações.
Abraços.