Uma mulher de tipo sangüíneo B, N, Rh+ teve um filho do grupo O, MN, Rh+ e afirma que um homem do grupo A, M, Rh+ é o pai da criança. a) Pode ele ser excluído como pai, com base nestes resultados? Por quê? b) Se tanto o homem quanto a mulher fossem Rh-, ele poderia ser excluído? Por quê? c) Se tanto a mulher quanto a criança fossem A, N, Rh-, ele poderia ser excluído? Por quê?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Mãe - IB_ ININ D_ (não se pode afirmar que a mãe é homozigota ou heterozigota para os sistemas ABO e Rh apenas com a informação do seu tipo sanguíneo).
Homem acusado IA_ IMIM D_ (não se pode afirmar que o suposto pai é homozigoto ou heterozigoto para os sistemas ABO e Rh apenas com a informação do seu tipo sanguíneo).
Filho - ii IMIN D_ (não se pode afirmar que a o filho é homozigoto ou heterozigoto para o sistema Rh apenas com a informação do seu tipo sanguíneo).
a) Não. Existe possibilidade dele ser o pai baseado nestas informações com relação aos 3 grupos sanguíneos analisados. Veja que se o suposto pai e a mãe forem ambos heterozigotos para o sistema ABO (mãe IBi e o pai IAi ) podem ter um filho tipo O (ii). Em relação ao sistema Rh, independentemente de ambos (suposto pai e mãe) serem ou não homozigotos (DD) ou heterozigotos (Dd), existe a possibilidade do nascimento de um filho Rh+ (DD ou Dd).
b) Se o filho fosse Rh+, o homem poderia ser excluído. Sendo ambos negativos, o filho deveria ter herdado o D do pai, o que não seria o caso.
c) mãe e filho - IA_ ININ dd, homem acusado - IA_ IMIM D_