Saúde, perguntado por beatrizcelestino1012, 5 meses atrás

Uma mulher de 93 anos de idade é trazida à unidade de emergência pela ambulância por “não melhorar”. Sua filha estava tentando arrastá-la para fazer sua higiene e a paciente caiu da cama no chão. Há meses elas não conseguem pagar pelos medicamentos. Por muitos meses, a paciente tem-se alimentado apenas de sopas em razão de sua dificuldade de mastigar e engolir. No exame, mostra-se pálida, com obesidade central, emaciação de suas extremidades e contraturas de flexão das extremidades superior e inferior direita. No exame da cabeça e pescoço, apresentou emaciação temporal, queda da face direita, conjuntivas pálidas e membranas mucosas secas. Os pulmões mostram-se claros à auscultação. Ela geme quando suas extremidades são apalpadas. Os exames de laboratório mostram hipocalcemia e hipofosfatemia. Os raios X da pélvis revelam pouca massa óssea e “pseudofratura” dos ramos púbicos. Com base nas informações qual é a provável hipótese diagnóstica desse caso? Explique a patogênese da sua hipótese

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
1

Ela sofre de osteoporose, uma doença muito comum em mulheres idosas.

A osteoporose se agrava quando a dieta é pobre em cálcio, como foi o que aconteceu com a idosa, que estava se alimentando de sopas que muito provavelmente não tinham muitos nutrientes.

Após a menopausa as mulheres ficam mais predispostas ao desenvolvimento dessa doença, já que o estradiol para de ser produzido e ele é importante para o metabolismo do cálcio.

Espero ter ajudado!


beatrizcelestino1012: Obrigada ❤️
Perguntas interessantes