Uma mulher de 56 anos estava trabalhando na lavoura sem equipamentos de proteção individual. Durante o trabalho, sentiu um mal-estar e precisou ser levada à emergência. Chegando lá, explicou que estava com taquicardia, tontura, forte dor de cabeça, náuseas e calafrios. Após ouvir o relato, o médico suspeitou de um quadro de intoxicação por um defensivo agrícola a base de 2,4-dinitrofenol (DNP), que constitui um desacoplador da cadeia respiratória, capaz de dissipar o gradiente de concentração de prótons entre a matriz mitocondrial e o espaço entre as membranas. A investigação laboratorial corrobora a suspeita do médico e revela um quadro de acidose metabólica. Neste contexto, pede-se:
a) A descrição do processo de fosforilação oxidativa, evidenciando a etapa afetada pelo DNP e a consequência sobre a produção de ATP b) Relacionar a alteração da produção de ATP com a modificação da velocidade da via glicolítica e do ciclo do ácido cítrico, explicando apropriadamente
Soluções para a tarefa
A partir dos nosso conhecimento sobre respiração, troca gasosas e geração de energia, podemos responder que:
a) O DNP é um veneno metabólico celular, que desacopla a fosforilação oxidativa através do transporte de prótons através da membrana mitocondrial, levando a um rápido consumo de energia, ou seja, ele aumenta a taxa metabólica sem que haja reposição de energia a tempo, geração de ATP.
b) As células para gerar energia rapidamente, devido ao aumento da taxa metabólica, oxidam a glicose, para produzir ATP, entretanto a não redução do ATP em ADP, interrompe o ciclo do ácido cítrico na etapa de isocitrato desidrogenase.
Acidose metabólica
Caracterizada pela acidez excessiva do sangue e fluidos corporais, confirmados pela redução do pH do sangue, tornando a respiração mais profunda e rápida.
A quantidade de ácido no organismo pode aumentar devido à ingestão acidental ou proposital de substâncias ácidas, aqui no caso referenciada ao DNP.
Um paciente com acidose metabólica pode apresentar sintomas que incluem:
- Batimento cardíaco acelerado
- Dor de cabeça
- Confusão mental
- Fraqueza e cansaço
- Náusea e vômito
- Hálito frutado
O exame diagnóstico mais comumente usado é a gasometria arterial, que apresentará nível de bicarbonato abaixo de 22 mEq/L e um pH menor do que 7,35.
O tratamento depende do que está causando o problema, mas podem ser iniciados por:
- Desintoxicação
- Insulina
- Reposição de fluídos intravenoso
- Bicarbonato de sódio intravenoso
Aprenda mais sobre acidose metabólica aqui: https://brainly.com.br/tarefa/24950312
#SPJ1