Uma mulher de 45 anos, tabagista, se queixa de dispneia e dor forte no tórax com os movimentos respiratórios. No exame físico revela tórax em barril, compatível com doença pulmonar obstrutiva crônica. Há sons respiratórios reduzidos no lado direito do tórax e após o exame de imagem o médico relata a paciente que houve o rompimento das pleuras, com derrame do líquido pleural e entrada de ar no espaço entre o pulmão e a parede torácica a direita, e por isso a mesma não conseguia ventilar durante a respiração do pulmão afetado. Descreva a anatomia do pulmão afetado.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O mais provável é que a paciente esteja sofrendo de pneumotórax, presença de ar entre as duas camadas da pleura o que gera um colapso pulmonar.
Explicação:
O pulmão direito é um pouco maior que o esquerdo por conta da localização do coração, ele possui três lobos e duas fissuras. Os lobos são móveis entre si pois são separados, próximos ao hilo, por invaginações de pleura visceral e são essas invaginações que formam as fissuras. A fissura oblíqua separa o lobo inferior dos lobos médio e superior e a fissura horizontal separa o lobo superior do lobo médio. O hilo é a região contornada pela reflexão pleural na face mediastinal, é nesta área que as estruturas entram e saem do pulmão. No pulmão ainda estão presentes uma artéria pulmonar, duas veias pulmonares, um brônquio principal, alguns vasos bronquiais, nervos e vasos linfáticos.