- Uma mulher com visão normal, filha de pai daltônico, casa-se com um homem de visão normal. Qual a chance
de nascer uma criança normal? Se o casal já tem um menino daltônico, qual a chance de ter outro?
Soluções para a tarefa
A probabilidade desse casal ter outro filho daltônico é de 1/4 ou 25%. E a probabilidade de esse casal ter uma criança normal é de 2/4 ou 50%. E para chegarmos nessas conclusões, é válido nos lembrar de algumas características do daltonismo.
- E do que temos que nos lembrar ?
O daltonismo, é uma doença de caráter recessivo e que está presente apenas no cromossomo X, sendo considerada, portanto, uma doença ligada ao sexo, as mulheres possuem 2 cromossomos X (XX), enquanto que os homens possuem um cromossomo X e outro cromossomo sexual Y (XY). Por ser uma doença recessiva, uma mulher não daltônica pode ser dada por 2 genótipos, são eles :
- E uma mulher daltônica ?
Para nascer uma mulher com daltonismo, ela obrigatoriamente, precisa receber os 2 alelos recessivos presentes no cromossomo X, caracterizando assim, o genótipo homozigoto recessivo (representado por ).
- E um homem com daltonismo ?
Por ser uma doença de caráter recessivo e ligada ao sexo, e o homem possuir apenas um cromossomo X, basta o homem receber o cromossomo X que possua o alelo recessivo, que ele já apresentará o fenótipo de um indivíduo que possui a doença, logo, será dado pelo genótipo .
- E um homem sem essa doença ?
Será dado, por tabela, pelo genótipo , já que ele não pode receber o cromossomo X afetado.
Tendo esses conhecimentos sobre o assunto, vamos resolver a questão.
Ela nos diz que uma mulher com visão normal, filha de pai daltônico, casa-se com um homem de visão normal. Dito isso, nos pergunta qual a chance de nascer uma criança normal e a probabilidade de nascer um menino daltônico, sendo que eles já tiveram um filho com essa doença.
- Vamos anotar o genótipo do casal :
- Mas como saber que a mulher possui esse genótipo ?
Podemos chegar nessa conclusão, a partir do que a questão nos fornece, ela nos disse que ela possui visão normal, entretanto, é filha de pai daltônico (que por conseguinte, vai possuir o genótipo ), com essa informação, nós sabemos que independentemente da mãe ser não daltônica heterozigota ou homozigota dominante, a filha desse casal, obrigatoriamente, vai ser heterozigota.
- Isso porque sendo a mãe dela homozigota dominante :
Desse cruzamento, nós percebemos que 100% das mulheres geradas, possuem como genótipo o e não são daltônicas, o que condiz com o fenótipo da filha.
- Sendo a mãe heterozigota :
E esse era o cruzamento que teríamos que fazer para chegar no resultado correto, então vamos analisar esse quadro de Punnett para respondermos as perguntas.
Perceba que desse cruzamento, nós podemos inferir que :
Portanto, nós concluímos que a probabilidade de nascer uma criança normal é de 1/2 ou 50% (uma menina heterozigota não daltônica e um menino normal) e a probabilidade de ter um menino daltônico é de 1/4 ou 25%.
Para mais exercícios semelhantes, acesse :
https://brainly.com.br/tarefa/47708449
https://brainly.com.br/tarefa/47387039
https://brainly.com.br/tarefa/41728136
Bons estudos e espero ter ajudado :)